Rua da Cultura exibirá vídeos do Mídia Jovem durante os meses de dezembro e janeiro

A partir de hoje, 6, a Rua da Cultura será ponto de exibição dos vídeos-documentários produzidos pelos adolescentes e jovens inseridos no projeto Mídia Jovem, atualmente executado pelo Instituto Recriando em parceria com o Governo do Estado e a Oi Futuro. As exibições, que fazem parte do projeto “Cine ABD na Rua” da Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-metragistas (ABD/SE), acontecerão todas às segundas-feiras, às 19h, no Mercado Municipal de Aracaju, durante os meses de dezembro e janeiro.

Na primeira noite, serão exibidos os curtas-metragens ‘Brejo Grande: 3 Olhares’, que apresenta os pontos de vista de um artesão, um pescador e um professor sobre Brejo Grande, município onde os três personagens vivem, e ‘A História do  Santa Maria’, vídeo que  fala sobre a trajetória de crescimento da comunidade desde a sua fundação até se transformar em um dos maiores bairros de Aracaju. Todos os documentários que serão exibidos são resultados da oficina de vídeo, na qual os educandos têm contato com as técnicas cinematográficas para darem início à produção de documentários, animações e videoclipes como forma de aprimorar as técnicas aprendidas.

O calendário de exibições também inclui os vídeos documentários produzidos pelos educandos da edição atual do projeto, cujas oficinas de vídeo foram realizadas nos bairros Coqueiral e Santa Maria. A partir da escolha dos próprios jovens, os temas drogadição, gravidez na adolescência e saúde pública serão retratados nos curtas metragens ‘(Des)caminhos’, ‘Dias de Luta’, ‘Filho das Filhas’, e ‘Algum dia’. Os vídeos revelam o olhar dos adolescentes e jovens sobre os temas de forma contextualizada na comunidade onde vivem.  Além disso, eles foram frutos de diversos debates entre os próprios educandos, de conversas com especialistas e de entrevistas com pessoas do próprio bairro que vivenciam ou convivem com cada uma dessas realidades. 

Além da oficina de Vídeo, os educandos do Mídia Jovem nos bairros Santa Maria e Coqueiral, em Aracaju,  conhecerão outras técnicas de comunicação e discutirão sobre diversos assuntos necessários para a formação cidadã. Através das oficinas de fotografia, rádio, mídia impressa e web os adolescentes e jovens continuarão a aprender como elaborar e disseminar mídias alternativas comprometidas com a qualidade da informação e interesse público. 

Exibição no Coqueiral
Os vídeos documentários ‘(Des)caminhos’ e ‘Algum dia’  também serão exibidos hoje no bairro Coqueiral, quando os adolescentes e jovens inseridos no projeto apresentarão o resultado de dois meses de trabalho da oficina de vídeo. A exibição acontece às 18h30, na Escola Estadual José Alves do Nascimento, localizada na Avenida Euclides Figueiredo, s/n, bairro Coqueiral, Aracaju/SE. O intuito é compartilhar com a comunidade escolar um novo olhar acerca da realidade na qual estão inseridos e estimular a participação da comunidade como uma alternativa para se obter transformação social.

Mídia Jovem
O projeto é baseado na metodologia da Educomunicação, que propõe o estímulo à leitura crítica dos conteúdos transmitidos pelos meios de comunicação, além de ensinar aos educandos técnicas de confecção de produtos midiáticos, estimular o protagonismo juvenil e valorizar a comunidade na qual estão inseridos. Nesta edição, o Mídia Jovem atende adolescentes e jovens com idade entre 15 e 24 anos, que estudem ou tenham estudado na rede pública de ensino. Além dos bairros Coqueiral e Santa Maria, o Mídia Jovem está sendo executado nos municípios de Laranjeiras e São Cristóvão.   

Fonte: Instituto Recriando

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais