Sancionada lei que inclui Tobias Barreto no Livro de Heróis da Pátria

Monumento a Tobias Barreto (Foto: Arquivo Portal Infonet)

Foi sancionada, na terça-feira,10, a Lei 13.927, que inscreve o nome de Tobias Barreto de Menezes — filósofo, jurista, poeta e crítico — no Livro dos Heróis da Pátria. A homenagem é oriunda do Projeto de Lei 4744/16, de autoria do Senado, e aprovada na Câmara no início de outubro.

Tobias Barreto nasceu na vila sergipana de Campos em 7 de junho de 1839 e faleceu em Recife em 27 de junho de 1889. É o patrono da cadeira número 38 da Academia Brasileira de Letras (ABL), por escolha do fundador, seu discípulo e amigo Sílvio Romero.

O poeta e jurista influenciou a literatura com ideias abolicionistas e igualitárias. Como escritor, foi fundador do condoreirismo, parte da terceira fase do romantismo no Brasil, marcada pela temática social e pela defesa de ideias igualitárias, em especial associada ao movimento abolicionista e à causa republicana.

O Livro dos Heróis da Pátria fica guardado no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, na Praça dos Três Poderes, em Brasília.

Fonte: Agência Câmara Notícias

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais