São Cristóvão lança edital para artistas e concurso de cartazes

0

O 35º Festival de Artes de São Cristóvão (FASC), que acontecerá nos dias 15, 16, 17 e 18 de novembro já está em processo final de produção. As equipes da Secretária Municipal de Governo e Relações Comunitárias (Segov) e Fundação de Cultura e Turismo João Bebe-Água (Fundact) estão finalizando a programação musical e alguns detalhes da agenda das atividades culturais que farão parte desta edição. Tradicionalmente, o “Cartaz Oficial” do FASC é elaborado por algum artista/designer e este ano esse formato será retomado. Para esta nova edição do evento, a Prefeitura de São Cristóvão lançou o edital de concurso para premiação de cartaz com o tema: “Uma Cidade Onde a Cultura Impera, a Violência não Vira Espetáculo”. A peça poderá ser criada por artistas plásticos, designers, publicitários, profissionais de comunicação visual ou interessados em geral, sendo maiores de 18 (dezoito) anos ou menores emancipados, visando a participação de artistas locais (e nacionais). O edital pode ser acessado no site.

As inscrições para a seleção são gratuitas e estarão abertas no período de 01 de agosto de 2018 a 17 de setembro de 2018. Serão aceitas propostas de arte, preferencialmente, contemporânea nas modalidades: artes visuais (design, fotografia, artes plásticas, quadrinhos e grafite), arte eletrônica, objetos, instalações e artes populares. O resultado preliminar será divulgado na data de 20 de setembro de 2018, através do siter. O vencedor receberá prêmio o valor de R$ 3.000,00 (três mil reais).

Segundo a secretária Governo e Relações Comunitárias, Paola Santana, o foco é a produção artística. “Nossa intenção é fomentar a criatividade das pessoas, fazendo do FASC um evento participativo e artístico desde a elaboração do cartaz oficial que representará a 35ª edição até a programação artística. O primeiro colocado ganhará premiação, mas, independente do prêmio, nossa intenção é estimular a produção emergente em artes visuais”, informou.

“O concurso é uma maneira democrática de participação dos artistas e de profissionais que entendem de designer gráfico. O cartaz do FASC em si já uma obra de arte e assim deve ser pensado para este propósito e não apenas para fazer parte da programação visual do evento. O cartaz vencedor já será uma expressão prévia do festival”, pontuou o historiador Thiago Fragata.

Edital artístico

Para construir o banco de dados artístico/culturais da cidade, a Prefeitura de São Cristóvão (através da Fundact), lançou, no primeiro semestre deste ano, o Edital de Credenciamento de Artistas. Funcionando como uma espécie de catálogo para contratações, a intenção é que o inscrito possa compor a lista de opções para os eventos realizados pela prefeitura.

“Estamos abrindo espaço para artistas e profissionais da arte e cultura de Sergipe, atendendo aos princípios da impessoalidade e isonomia, previstos em lei. Sentimos a necessidade de fortalecer o movimento cultural de São Cristóvão, fomentando também o espaço para os artistas e produtores culturais de todo o Estado, criando assim uma cultura de profissionalização da arte. Este credenciamento irá atender às demandas de eventos culturais produzidos no município, como o Festival de Artes de São Cristóvão (FASC), a Feira São Criativos, o Carnaval dos Carnavais, nosso São João, entre outros”, explicou Paola Santana.

O credenciamento tem como meta a contratação de serviços de artistas e ou grupos artísticos nas áreas da música, teatro, dança, literatura, circo e cultura popular. Segundo frisou a assessora técnica da Fundact, Elma Santos, neste momento o foco é o FASC. “Estamos concentrados neste trabalho de produção do festival e nossa intenção é que o artista inscrito faça parte do nosso casting artístico, sendo este contratado também para os mais diversos eventos realizados pela prefeitura”.

A inscrição deve ser feita através do site oficial da Prefeitura Municipal de São Cristóvão, o www.saocristovao.se.gov.br, através do link “Credenciamento de Artistas”. Vale ressaltar que a convocação do credenciado acontecerá de acordo com as necessidades, metas, disponibilidade financeira e orçamentária da Secretaria Municipal de Governo e das demais secretarias municipais.

Fonte: Ascom prefeitura

Comentários