São João: conheça curiosidades culturais e religiosas sobre a data

São João: saiba curiosidades culturais e religiosas sobre a data (Foto: Energisa)

O São João é uma das festas mais populares do Brasil, principalmente na região Nordeste do país. Essa celebração, que junta elementos culturais e religiosos, é marcada por danças, comidas típicas e fogueiras. A festa tem origem católica e homenageia São João Batista, mas ao longo do tempo foi incorporando elementos de outras manifestações como o folclore e a música popular.

Em entrevista ao Portal Infonet , a professora do Centro Universitário Estácio Sergipe, Ana Caroline Oliveira, que é mestre em Projeto e Patrimônio, destaca algumas curiosidades culturais e religiosas sobre a data.

Portal Infonet: Qual é a origem dos símbolos das festas juninas, como fogueiras, balões, bandeirinhas e quadrilhas?

Ana Caroline Oliveira: Os elementos símbolos das festas juninas são frutos de outras culturas, épocas e lugares diversos que foram incorporados e ressignificados e hoje constituem parte de uma identidade cultural nordestina. As fogueiras, por exemplo, já eram utilizadas para celebrar a fartura das colheitas nos solstícios de verão europeu, com a propagação do Cristianismo a fogueira foi popularizada pela história do nascido de São João Batista, em que sua mãe Isabel manda acender uma fogueira para avisar à Maria, sua prima, o nascimento do filho. Assim, a população utiliza as fogueiras para homenagear os santos juninos. Inicialmente, cada santo junino possuía a fogueira com um determinado formato: redonda para São João, quadrada de Santo Antônio e triangular para São Pedro. Os Balões também foram criados como forma de homenagear os santos, anunciando o início das festividades ou como forma de agradecer os pedidos atendidos. As bandeirinhas inicialmente tinham a imagem do santo estampada e assim eram uma forma de identificar qual santo era o homenageado da vez porém sendo utilizadas pela população rural foram adaptadas passaram a ser feitas de tecidos coloridos para adornar as casas e espaços utilizados para celebração, tornando-se um marco estético das festas. As quadrilhas têm principalmente uma origem na dança francesa mas foi bastante difundida nas cortes europeias e assim, chegou ao Brasil no séc. XIX com a corte portuguesa aos poucos foi difundida nas classes populares incorporando nuances cômicas e narrativas populares como o casamento na roça.

Ana Caroline Oliveira, professora da Unesa. Foto: arquivo pessoal.

Portal Infonet: Por que a tradição junina tem uma maior identificação com a região Nordeste do Brasil?

A.C.O: Inicialmente podemos definir como fatores principais: A religiosidade seja de influência católica, indígena ou afrobrasileira que aliada à colheita do milho no mês de junho e ao início da estação das chuvas propagaram a ideia de celebração e fartura. Depois, a tradição tão enraizada com seus símbolos como as bandeirinhas, fogueiras, música e comidas típicas transforma a atmosfera das cidades e o estado de espírito coletivo, nos dando uma forte noção de identidade cultural nordestina.

Portal Infonet: Quais são as possíveis influências históricas e culturais que contribuíram para a criação da festa junina celebrada no Brasil, especialmente em relação a São João?

A.C.O: A festa junina nordestina recebeu inúmeras influências culturais, desde a tradição das fogueiras inicialmente pagãs e depois incorporadas ao catolicismo em associação a São João Batista, quanto à dança das quadrilhas são tradições trazidas pelos portugueses mediante a vinda da família real portuguesa ao Brasil. A chita e o xadrez, por exemplo, foram incorporados na época do Império e da República Velha, sendo tecidos baratos tornaram -se de uso comum no dia a dia do Brasil rural. Em relação à música, por exemplo, estudiosos afirmam que foi trazido por imigrantes italianos durante o período do Império e chegaram ao nordeste com a relação entre as tropas da Guerra do Paraguai.

Portal Infonet: Como as tradições dos povos indígenas, africanos e europeus foram incorporadas às
festividades juninas brasileiras?

A.C.O: Os povos indígenas já cultivavam e celebravam o milho, com a colonização os europeus
incorporaram esses elementos ao processo de catequização dos povos originários. A herança africana aparece na religiosidade com o sincretismo do orixá Xangô a São João e, muito amplamente, nas comidas típicas juninas como mungunzá, cocada, cuscuz,
pamonha.

Portal Infonet: Existe alguma conexão direta entre a celebração de São João no Brasil e a celebração
católica do santo na Europa?

A.C.O: Sim, existe. Uma série de costumes europeus foram incorporados na festa junina que conhecemos, desde as fogueiras às quadrilhas. Em Portugal, a cidade do Porto abriga uma das mais tradicionais celebrações de Portugal. Na França, a fogueira também é um dos símbolos principais desta celebração.

Portal Infonet: Como as mudanças sociais e culturais ao longo do tempo afetaram a celebração do São João no Brasil e como é percebido pela sociedade?

A.C.O: Com a popularidade das músicas de Luiz Gonzaga na década de 40 e 50, o forró, o xote, o xaxado e o baião e as festas juninas passam a ser amplamente reconhecidos e isto faz com o que faz a tradição junina ganhe amplitude sendo divulgada e atrelada nacionalmente à identidade nordestina. A partir dos anos 80, há uma mudança significativa na música com o surgimento do forró estilizado e assim, as festas juninas ganham espaço no calendário de eventos significativos, ganhando com investimentos públicos e privados em grandes espaços e shows de atrações nacionais. Mais recentemente, tem sido realizadas adaptações em relação ao uso de fogos de artifícios, balões e fogueiras tanto pelo cunho ambiental, como animais e em respeito às pessoas com maior sensibilidade auditiva.

por João Paulo Schneider 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais