Secult divulga programação do Festival de Teatro Sergipano

0

Foto: Divulgação
O tão esperado Festival do Teatro Sergipano já tem data marcada. Entre os dias 15 e 28 de março, a capital sergipana vai respirar arte e se encantar com a cena teatral do estado. Mais de 20 grupos, oriundos de todas as partes de Sergipe, além de companhias do Rio Grande do Sul, Alagoas, Paraíba e Rio de Janeiro, se revezarão em praças e teatros, apresentando grandes espetáculos para o público sergipano. A programação foi divulgada nesta terça-feira, 15, e pode ser conferida no site do evento.

A ideia do festival existe desde 1984, e é uma reivindicação antiga dos grupos de teatro de Sergipe. A secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino, entendeu a necessidade da realização de um evento deste tipo e, junto à sua equipe, fez o possível para viabilizar o evento, que já conta com o patrocínio do Detran/SE, do Banese e da Oi, reafirmando o apoio da iniciativa pública e privada na cultura local.
 
Entre os objetivos do evento, está a formação de público para o teatro local, além do incentivo à circulação da produção teatral sergipana, e o intercâmbio com a produção de outros estados. O evento busca, também, motivar a diversidade regional, valorizando a identidade cultural através dos seus espetáculos e gerar renda para as companhias, técnicos e fornecedores da cadeia produtiva das artes cênicas, incentivando o desenvolvimento regional através da economia da cultura.

A secretária Eloísa Galdino comemora a vasta programação que foi desenvolvida. “O festival é uma demanda antiga da classe teatral do nosso Estado, e é uma enorme satisfação tocar esse projeto, que abre os trabalhos do ‘Sergipe em Cena’ neste ano. Teremos uma programação muito diversificada e ampla, que contemplará grupos de várias partes do nosso estado, bem como artistas do cenário nacional. Outro ponto importante é a residência que teremos com grandes profissionais do teatro nacional, que trarão ainda mais qualidade para o evento, através da capacitação para nossos atores, produtores e diretores”, pontuou a secretária.

Para o diretor do Complexo Cultural Lourival Batista e um dos coordenadores do projeto, Raimundo Venâncio, o festival vem coroar a boa fase do teatro sergipano, além de realizar um sonho antigo de quem faz artes cênicas em Sergipe. “A grandiosidade do Festival de Teatro começa pelo ineditismo do projeto, que é um festival nacional em nosso estado. Teremos grandes companhias do Brasil, além de novos e antigos grupos da capital e do interior sergipano, o que engrandece ainda mais a programação”, disse.

Programação

A programação do Festival de Teatro Sergipano abriga companhias teatrais de Aracaju, Barra dos Coqueiros, Lagarto, Estância, Poço Redondo, Gararu e Santo Amaro. Além dos grupos sergipanos, o evento receberá, ainda, espetáculos produzidos em outros quatro Estados. Para outras informações sobre o Festival, siga o perfil @TeatroSE no twitter.

Fonte: ASN

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais