Semana de Arte Moderna será tema de palestra

0

Evento será na Sociedade Semear

Em comemoração aos 90 anos da Semana de Arte Moderna de 1922, na próxima segunda-feira, 13, a partir das 19h, no auditório da Sociedade Semear, acontece a palestra “Semana de Arte Moderna – 90 anos depois”, proferida pelo artista plástico Antônio da Cruz. O evento é gratuito e aberto ao público.

Na palestra, Cruz pretende propor uma reflesão sobre o quê foi e qual a importância daquela semana que agitou o Teatro Municipal de São Paulo, cuja visão de cultura, posteriormente, mais silenciosa do que barulhenta, foi se espalhando paulatinamente por vários estados brasileiros. Além disso, ele pretende fazer um recorte enfatizando as artes visuais dentro da Semana de 22; os fatos antecedentes e pós-semana, as articulações nos bastidores, os artistas de destaque, as frustrações, o engajamento político, as divisões, e, claro, as muitas polêmicas por todos os lados.

“A Semana de Arte Moderna completa 90 anos no dia 13 de fevereiro de 2012. Este fato cultural entrou para a história do Brasil, quando poderia ser simplesmente mais uma das esquisitices de jovens burgueses. Na verdade, ali se deu um passo importante para o Brasil se autorreconhecer. Ainda que, inspirado nos movimentos vanguardistas europeus, o movimento modernista brasileiro ganhou feição própria, pois teve no seu bojo a iniciativa da valorização dos elementos populares até então secundados”, comenta Antônio da Cruz.

O evento é uma parceria entre o Fórum Permanente de Artes Visuais de Sergipe, a Sociedade Semear, a Associação dos Artistas Plásticos de Aracaju (AAPLASA) e o Grupo de Artistas Glorienses.

Fonte: Ascom Sociedade Semear

Comentários