Seminário debaterá história africana e afro-brasileira nas escolas

O seminário acontecerá na sexta, 30, das 8h às 12h, no auditório do MP/SE

Com o objetivo de discutir o plano estratégico de educação para as relações étnico-raciais e de gênero nas escolas de Sergipe e, com isso, disseminar a cultura dos Direitos Humanos perante os estudantes, acontecerá na próxima sexta-feira, 30, o seminário “Equidade étnico-racial: avanços e desafios”. O evento, promovido em conjunto pela Secretaria Municipal da Educação de Aracaju (Semed), Secretaria Estadual da Educação (Seed) e o MP/SE, é voltado para profissionais da educação e demais áreas.

O seminário acontecerá das 8h às 12h, no auditório do MP/SE, localizado na avenida Conselheiro Carlos Alberto Sampaio, nº 505 – Centro Administrativo Governador Augusto Franco, bairro Capucho. O debate será sobre práticas pedagógicas relacionadas à lei 10639/03, que versa sobre o ensino de história africana e afro-brasileira nas escolas e será conduzido pelo professor mestre Zezito de Araújo, da Secretaria da Educação de Alagoas, que falará sobre os desafios e avanços da área.

A coordenadora de Políticas Educacionais para a Diversidade (Coped/Semed), Maíra Ielena Nascimento, irá presentar os projetos pedagógicos e ações educativas desenvolvidas pela atual gestão da Semed no que diz respeito à Educação para as Relações Étnico-Raciais, assim como as perspectivas de ações futuras. “Esse seminário traduz a centralidade dos Direitos Humanos nessa gestão da Prefeitura Municipal de Aracaju e da Semed. Ele é fruto do esforço da nossa secretaria, da Seed e do Ministério Público do Estado de Sergipe, no sentido de discutir a implementação da lei 10.639/2003, que versa sobre o ensino de História e cultura da África e Afro-brasileira nas escolas de nosso país”, explica Maíra.

Ainda serão abordados no evento mecanismos de superação dos problemas de violência nas escolas e de ampliação da compreensão dos operadores da escola sobre a violação dos Direitos Humanos no ambiente de ensino, assim como experiências pedagógicas e metodológicas bem-sucedidas na política de aplicação das leis relativas à temática. As inscrições já estão abertas e os interessados podem se inscrever até o dia do evento, por meio do site www.esmp.mpse.mp.br .

Fonte: PMA

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais