Seminário discute a potência política e pedagógica do cinema

De 14 a 16 de maio, o Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Cinema (Ppgcine) da Universidade Federal de Sergipe (UFS) realizará o II Seminário Interdisciplinar de Cinema (II SIC), evento que proporciona um espaço de troca de conhecimentos e debates sobre as pesquisas realizadas no campo.

Nesta edição, o tema abordado será “A potência política e pedagógica do cinema”, sendo a conferência de abertura ministrada pelo Prof. Dr. César Guimarães (UFMG/Belo Horizonte), que discutirá as especificidades da temática. Já a conferência de encerramento contará com a presença da Profa. Dra. Adriana Fresquet, do CINEAD (UFRJ), debatendo a “Produção e Leitura de planos comentados como exercício de pensamento”.

O evento contará também com as mesas redondas: “Cinema no feminino”, com Claudiene Santos (Ppgcine/UFS), Luciana Oliveira (realizadora e mestre Ppgcine/UFS) e a realizadora Patrícia de Luna; “Ficção seriada”, com Arthur Fiel (UFF), Ludmilla Carvalho (UFRB) e Tatiana Aneas (UFS), e “Cinema, corpo e modernidade”, com os professores Elder Silva Correia (PPGED/UFS), Fábio Zoboli (Ppgcine/UFS e PPGED/UFS e Luiz Gustavo Correia (Ppgcine e PPGA/UFS).

Outras atividades do seminário são a Mostra de Curtas Educadoc – o documentário na educação e o lançamento do documentário Copa Copan no Brasil, com presença da diretora espanhola Patrícia de Luna, além de oficinas ministradas por professores e mestrandos do PPGCINE/UFS, PPGCOM/UFMG e PPGED/UNIT.

Os grupos de trabalho estão com as chamadas abertas para submissão de resumos até o dia 30 de abril. O envio de trabalhos abarca os estudantes de graduação e pós-graduação. Para mais informações do evento, a programação completa está disponível no site. O II SIC possui apoio do Núcleo Interdisciplinar de Cinema e Educação (Nice), Laboratório de Pesquisa e Produção em Audiovisual (Lappa), da Capes, Fapitec e Cine Vitória.

Fonte: Sicufs

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais