Sergipe na 2ª Guerra Mundial é tema de exposição

Evento acontece no  Tribunal de Justiça
O Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe irá promover a Exposição “Sergipe na Segunda Guerra Mundial”. O lançamento da exposição acontece na próxima segunda-feira, 17, às 17h no Memorial do Poder Judiciário e contará com a presença de ex-combatentes e convidados. A exposição tem entrada franca e estará aberta ao público a partir do dia 18 de agosto até o dia 02 de outubro, de segunda a sexta, das 8h às 14h; para visitas após este horário é possível fazer agendamento prévio.

O objetivo da mostra é rememorar o momento histórico e trágico que aconteceu no dia 17 de agosto de 1942, dia do ataque que afundou três navios brasileiros no litoral sergipano, causando a morte de aproximadamente 650 pessoas, inclusive de mulheres e crianças, fato decisivo para a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial.

A diretora do Memorial do Poder Judiciário, Renata Mascarenhas, destaca a importância do evento para a população sergipana. “O tema ‘Sergipe na Segunda Guerra Mundial’, foi escolhido para relembrar à sociedade o evento acontecido no Estado de Sergipe, que eclodiu com a entrada do Brasil na II Guerra Mundial. Com isso, o Tribunal de Justiça, presta uma homenagem aos ex-combatentes sergipanos que atuaram direta ou indiretamente na guerra, além de trazer informações históricas, a maioria delas desconhecidas do público sergipano”, explica.

Serão expostas fotografias inéditas, documentos e publicações antigas cedidos pelo Poder Judiciário, painéis contando a trajetória de Sergipe durante o embate, objetos dos navios naufragados, utensílios pessoais utilizados pelos ex-combatentes quando estavam na Europa, doados pelos familiares dos praças, além da exibição de um documentário produzido pelo Judiciário.

Paralelamente à exposição, acontecerá entre os dias 24 e 28 de agosto o II Ciclo de Palestras do Memorial do Poder Judiciário, no qual os participantes receberão certificado de participação de 20h. As inscrições já estão abertas.

O Memorial do Poder Judiciário está situado no centro de Aracaju, na praça Olímpio Campos, 417. Para inscrever-se no Ciclo de Palestras, agendar visita no período posterior às 14hs e para mais informações ligar para (0xx79)3213-0219 e (0xx79)3213-0771.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais