Sergival publica artigo na revista Recine

Edição 2010 tem 24 artigos, um deles é de Sergival
O cantor e compositor sergipano Sergival foi encarregado de escrever sobre a música nordestina para o novo número da Revista Recine. O seu artigo – “Música nordestina, brasileira” traça um panorama das origens dos principais ritmos e manifestações musicais do nordeste brasileiro desde o tempo da colonização, embasado principalmente nas contribuições do índio, do negro africano e dos colonizadores europeus.

Discorre, ainda, de forma sucinta, sobre a identidade latente de cada estado do nordeste em particular, como o frevo de Pernambuco, o bumba-meu-boi do Maranhão e outros, como forma de reconhecer o fazer musical característico como o São Gonçalo de Sergipe e os diversos tipos de coco do estado de Alagoas, mesmo que essas manifestações sejam encontradas por toda a região.

Ilustrado em xilogravura do próprio Sergival, o artigo apresenta ainda o nome dos principais artistas e o seu saber musical, bem como grupos e associações dedicadas, ao que de forma regional (de região, e não de música), disseminam e perpetuam o saber de um povo.

A edição 2010 da Revista vem com 24 artigos inéditos e uma entrevista exclusiva com o jornalista, crítico e pesquisador José Ramos Tinhorão, que dá uma aula a respeito de nossas origens musicais. Em seu sétimo número, a Revista Recine publica artigos que versam sobre a música brasileira no cinema, compositores de trilhas sonoras, filmes cantantes, samba, choro, música nordestina, rock anos 80, a brazilian black music e muito mais.

Músicos e pesquisadores da música e do cinema brasileiro estão na edição especialmente dedicada ao tema do festival: Sérgio Cabral, Ruy Castro, Marcos Napolitano, Frejat, Jocy de Oliveira, Henrique Cazes, entre outros.

O Recine – Festival Internacional  de Cinema de Arquivo é um festival temático que acontece na cidade do Rio de Janeiro há oito anos. Nesse ano de 2010, em sua 9ª edição, o RECINE dedicou-se à História da Música Brasileira.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais