Socorro: festa da padroeira acontece nesta terça-feira,2

Nesta terça-feira, 2, a população socorrense comemora o Dia da Padroeira do município, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Para homenageá-la, os fiéis católicos participarão de uma programação religiosa que começa com o ofício de Nossa Senhora, celebrado às 4h pelo padre Aélio, Reitor do Seminário Maior. Por conta da data, é feriado municipal em Socorro. 

Paralelo às comemorações religiosas, acontecerá ainda a lavagem das escadarias da igreja Nossa Senhora do Socorro, promovida por entidades afro religiosas do município. Por conta do sincretismo religioso, a santa adquire feições de Iemanjá e assim é celebrada nos cultos de matriz africana.

A festa tem inicio às 8h, com um cortejo, com a imagem de Iemanjá concentrada no povoado Porto Grande, passando pelas vias da sede do município em direção à Praça Frei Inocêncio. A partir das 10h, tem início o ritual de reverência à padroeira, com a lavagem das escadarias da Igreja Matriz.

No turno da noite, a comunidade católica poderá participar da procissão dos Motoristas que acontece às 19h, com saída do povoado Taiçoca de Fora. Durante a festa acontece um novenário todas as noites, além de missas e procissões.

Reza a tradição que após a celebração das missas, durante as festividades de Nossa Senhora do Pérpetuo Socorro, os fiéis recebem um pequeno saco de sal bento. A entrega do sal remonta à época em que a imagem secular da santa foi encontrada às margens de uma salina no povoado Calumbi.

Com informações da ans

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais