Terminal da Atalaia é tela para as artes do Colora

(Foto: Ascom/ Funcaju)

Um paredão com arte de ponta a ponta, fruindo elementos da cultura sergipana através do grafite, em um dos locais de maior movimentação de Aracaju. É desta forma que o Colora, projeto de artes visuais e urbana, vai repaginando o muro lateral do Terminal de Integração da Zona Sul, no bairro Atalaia, com cinco painéis em grafite, com o tema sergipanidade.

O trabalho é oriundo de um segundo edital do Colora, executado pela Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), com recursos remanescentes da Lei Aldir Blanc.

Cinco artistas foram contemplados com R$3 mil, totalizando investimento de R$15 mil. Esta ação de fomento conta, também, com a parceria da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), que cedeu o espaço para o trabalho dos artistas.

Essa nova etapa do Colora tem promovido a construção de um super painel artístico, com os traços dos cinco grafiteiros em artes distintas, mas que estão conectadas pela simbologia de elementos da cultura sergipana. O prático Zé Peixe e o caranguejo são algumas das marcas da cultura de Sergipe retratadas nas obras.

O artista Brazolis, contemplado nesta última chamada do projeto, deixa claro a felicidade em participar do Colora. “Ser contemplado neste edital foi uma felicidade muito grande. Nós que fazemos isso há muitos anos, sabemos que não existem muitas oportunidades deste tipo, e quando aparecem, como apareceu o Colora, nos deixa muito felizes por poder mostrar a nossa arte para a população”, enaltece.

Quem também é parte desta etapa do Colora é o artista Dalvan Dexter. Para ele, “é muito importante ter esses espaços dentro de Aracaju, que acabam contribuindo não só com nós, artistas, grafiteiros, mas também com a população que passa a ter contato diretamente com a arte”. “E o Colora tem feito isso, tem aproximado a nossa arte da população, e eu como artista fico muito feliz em fazer parte disso”, pontua.

Os trabalhos no Terminal da Atalaia estão em fase de conclusão, deixando ainda mais bonito o ambiente recém-reformado pela Prefeitura de Aracaju. Além da Atalaia, o novo Terminal de Integração do Mercado receberá obras do Colora, transformando o local em uma espécie de polo cultural das artes visuais e urbanas.

Referência na Lei Aldir Blanc

O lançamento do segundo edital do Colora permitiu ao município de Aracaju dar mais um passo na direção da execução máxima dos recursos da Lei Aldir Blanc, cujo processo, até aqui, coloca a capital sergipana entre as de melhor desempenho do país. Na primeira leva de projetos, Aracaju atingiu 99% da execução dos recursos da Lei Aldir Blanc, figurando como a sexta melhor capital do país no aproveitamento de recursos.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais