Trajetória política de Déda é narrada em novo livro de Ibarê Dantas

(Foto: Alisson Fabiano Silva Ferro)

Um dos principais nomes da literatura política sergipana, o historiador e mestre em Ciência Política Ibarê Dantas lançará no próximo dia 9, às 17h, no Museu da Gente Sergipana, o seu 13º livro. A obra intitulada “Marcelo Déda na construção da democracia” traz um pouco da trajetória política de uma das principais personalidades da política sergipana, Déda (in memoriam).

Ibarê é natural do município de Riachão do Dantas, região Centro-Sul de Sergipe. Formado em História pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) e mestre em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas, o escritor galga de uma vasta produção sobre Ciência Política e História de Sergipe.

As suas obras contam a história dos principais marcos políticos e de personalidades importantes da política sergipana, somando a elas o livro sobre Marcelo Déda. A obra que será lançada levou cinco anos para ficar pronta e promete, além de contar a história da trajetória política de Déda, contextualizar e esclarecer algumas das ações tomadas pelo político à época. É o que relata Ibarê Dantas em entrevista concedida ao Portal Infonet. Confira:

Portal Infonet – O que podemos esperar desta obra?
Ibarê Dantas: Um relato da atuação de um homem republicano na vida pública em meio às contingências do seu tempo.

Portal Infonet – Quais assuntos serão tratados?
Ibarê Dantas: Começa com informações sobre sua infância, a parentela, as influências na mocidade e seu desempenho como estudante. Na esfera política, inicia com sua participação no movimento estudantil. Narra todas campanhas eleitorais em que esteve envolvido, os sucessos e as derrotas; as alianças e os concorrentes. Analisa seus mandatos de deputado estadual e federal, suas eleições para prefeito e para governador. Não esquece os problemas encontrados como gestor municipal e como chefe do Executivo Estadual. As relações com correligionários, aliados e adversários. Seus discursos e os feitos. Os problemas de saúde, a luta contra o câncer e a morte. Em todos os momentos mostra o personagem dentro do contexto do mundo político no ambiente estadual e um pouco no nacional no seu tempo.

Portal Infonet – Existe algum outro motivo, além de Déda ter sido uma personalidade importante da política sergipana, que te levou a escrever um livro sobre ele?
Ibarê Dantas: Além do seu estilo de cidadão afável, desenvolto e generoso, o desempenho como homem público comprometido com a democratização da sociedade com a forma elevada de operar a política.

Portal Infonet – O lançamento do livro tem a ver com alguma data comemorativa?
Ibarê Dantas: Não, embora neste ano completa dez anos de seu falecimento.

Portal Infonet – Quanto tempo foi necessário para a produção da obra?
Ibarê Dantas: Cerca de cinco anos, sem contar alguns artigos precedentes.

Portal Infonet – O livro contém alguma informação sobre Déda que não é de conhecimento da maioria dos sergipanos?
Ibarê Dantas: Penso que em quase todos os capítulos esclareço alguma coisa. Na seção de Déda governador, quando alguns acontecimentos geraram controvérsia, imagino que trago alguma contextualização e esclarecimentos que ajudarão a uma melhor compreensão de suas ações.

Portal Infonet – Como você definiria essa sua nova obra?
Ibarê Dantas: Um subsídio para se perceber o processo de democratização do estado dos anos oitenta do século passado até 2013, tendo por eixo de análise uma das figuras que representa o que houve mais brilhante e expressivo no período.

Portal Infonet – O livro é composto por quantas páginas e capítulos?
Ibarê Dantas: O livro tem 540 páginas, 16 capítulos e um epílogo que tenta pensar o papel de Marcelo Déda na vida política do estado. Além disso, é ilustrado com quadros, gráficos e 83 fotos. É resultado de uma pesquisa com depoimentos, entrevistas, mensagens e muitos dos seus discursos. Revistas e livros, teses de doutorado e dissertações de mestrado, monografias e relatórios, jornais e plataformas digitais, imagens e sites, documentos públicos e privados, bem como manuscritos.

Portal Infonet – Qual a editora e onde estará disponível para venda?
Ibarê Dantas:
Foi editado pela Criação, impresso na gráfica J. Andrade, ambas de Aracaju. No dia 9, a partir das 17 horas no Museu da Gente Sergipana e depois estará disponível na Escariz, Leitura e Alquimia.

Por Luana Maria e Verlane Estácio

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais