“Trotamundos” vai tratar de fotografia publicitária

Oliver Garcia atua há oito anos em Sergipe (Foto: Oliver Garcia)
O “Trotamundos Coletivo” promove no próximo dia 14 de outubro, às 19h, no Auditório Marcelo Hora de Araújo – Espaço EMES – a terceira edição do projeto “Conversando Fotografia”. Desta vez, a conversa ocorre com os fotógrafos Oliver Garcia e Renata Voss. Os profissionais dialogarão a respeito de suas experiências com a fotografia publicitária e a importância da imagem para a área. 

Oliver Garcia é publicitário atua há cerca de oito anos na área, tendo passado pelas principais agências de Sergipe. Ele começou a carreira na área de direção de arte e sempre teve contato com a o campo da fotografia, em alguns momentos dando assistência a trabalhos que estavam sendo realizados por clientes das agências em que trabalhava. Depois de acompanhar o trabalho de alguns fotógrafos sergipanos, em especial Aluisio Acioly, o jovem fotógrafo decidiu seguir carreira no setor e, nos últimos quatro anos, trocou de vez a direção de arte pela fotografia.

O Fotógrafo já passou pelas principais agências sergipanas (Foto: Oliver Garcia)
  

À medida que foi estabelecendo contatos com as agências locais para mostrar seus trabalhos, Oliver Garcia também investia em formação, participando de cursos fora do estado. O fotógrafo também considera importante alimentar o próprio repertório com outras referências, de modo que a literatura, o cinema e as artes plásticas e visuais lhe servem de inspiração para a criação fotográfica. Ele é, hoje, um dos poucos profissionais em Sergipe a trabalhar exclusivamente com fotografia de publicidade.

Renata Voss é alagoana de nascença, publicitária, e atualmente é professora substituta de fotografia na Universidade Federal de Sergipe (UFS). Trabalha há seis anos com fotografia publicitária, prestando serviços para agências de publicidade e clientes diretos. Já atuou como diretora de arte em duas agências de propaganda de Maceió e como professora de fotografia nos cursos de graduação em comunicação da ESAMC (AL) e da FITS (AL).  

Renata Voss é fotógrafa publicitária, mas atualmente é professora da UFS (Foto: Renata Voss)

Possui especialização em docência para o ensino superior e em artes visuais, tendo interesse de pesquisa pela história da fotografia publicitária e por processos alternativos em fotografia, como o cianótipo e marrom van dyck, bem como na investigação dos diversos suportes que a fotografia pode assumir. Participou de diversas exposições coletivas entre 2004 e 2010, realizando a sua primeira exposição individual “Lugares Comuns ou Vazios Encenados”, na Pinacoteca da UFAL, em 2008. 

Sobre o Conversando Fotografia

Evento discute com profissionais os caminhos da fotografia em SE (Foto: Renata Voss)
O Conversando Fotografia é um projeto produzido e realizado pelo Trotamundos Coletivo. O objetivo de agregar profissionais, amadores e interessados em discutir caminhos para o desenvolvimento da fotografia em Sergipe. Em sua primeira etapa o Conversando Fotografia vai abrigar em suas sessões trabalhos de fotógrafos sergipanos que atuem em áreas diversas, como fotojornalismo, publicidade, documentarismo, editorial, assessoria fotográfica, eventos, fotografia experimental, entre outros.  

O segundo passo é interagir com convidados nacionais e fomentar a discussão sobre os potenciais e as necessidades do setor como um incentivo para a criação de uma Rede Sergipana de Fotografia. A idéia é que, a partir da criação da rede, os fotógrafos possam articular projetos diversos em âmbito local e contribuir com o diálogo da Rede Nacional de Fotografia, fundada este ano. É também um intuito das discussões do projeto Conversando Fotografia desenvolver parcerias com profissionais e redes de outras áreas artísticas, a exemplo do setor de audiovisual e do Fórum Música Sergipe.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais