‘U.T.rIso’ é retratada por José Aquino em ‘Imagem da Sintonia Humana’

“Não há espaço para encenação”, afirma Aquino
‘Imagem da Sintonia Humana’ este é o título da exposição do fotógrafo José Aquino que entra em cartaz nesta quarta-feira, 13, no Espaço Cultural Yázigi. As 31 imagens da mostra fazem um breve apanhado do trabalho realizado pela ‘U.T.rIso’, grupo que leva alegria a crianças em tratamento de câncer.

 

Durante um ano o fotógrafo, que já tem 15 anos de carreira, acompanhou as visitas dos palhaços da ‘UIT Riso’ à oncologia o Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) e o que suas lentes captaram, foi a essência da alegria. “Ali é um lugar onde não tem espaço para a encenação. Mesmo diante de toda dor eles conseguem levar a alegria

Trabalho do grupo completa 10 anos
para as crianças. Há uma sintonia muito grande entre eles”, ressalta Aquino.

 

O fotógrafo já realizou quatro exposições individuais em sua carreira e um ponto em comum em todos os seus trabalhos são as crianças. Em ‘Imagem da Sintonia Humana’ o diferencial está no dor. “Tentei evitar fotos degradantes. Quando a pessoa estava no pior momento eu evitei fotografar”.  Apesar da alegria presente na maioria das imagens o aspecto do sofrimento também se faz presente, mas de uma forma singela.

  

A parceria do fotógrafo com o pessoal da ‘U.T.rIso’ começou por acaso há pouco mais de

A alegria é a essência das imagens
um ano atrás. “Eu estava no hospital fazendo um outro trabalho e eles estavam lá e eu pedir para fotografá-los. A partir daí comecei a acompanhar as visitas e os passeis que eles promovem”.

 

“O momento que eles vivem é de dor, mas o meu objetivo foi captar a alegria, que é um fator determinante no tratamento, sem dúvida. A vida é um paradoxo, e a dor e a alegria andam juntos”, enfatiza o fotógrafo.

 

Aniversário

 

Em 2009, a ‘UTI Riso’ completa dez anos de trabalho junto a crianças com câncer e para lembrar a data surgiu a oportunidade para o fotógrafo expor suas

Aquino expõe 31imagens de seu trabalho junto à U.T.rIso
fotos. De acordo com a coordenadora do U.T.rIso, Fátima Bastos, que incorpora a Risoleta, Aquino foi muito feliz nas imagens que captou.

 

“Ele conseguiu traduzir a proposta do trabalho da U.T.rIso, que é resgatar o que a criança tem de melhor, que é a alegria”, declara Fátima. As 31 imagens que compõem a exposição também serão expostas em outubro no Congresso Brasileiro de Antropologia, que acontece na capital sergipana. 

 

Durante o lançamento da exposição às 20h desta quarta-feira, 13, será distribuído um catálogo com as imagens da mostra, parte da comemoração do aniversário do grupo.  

“Imagem da Sintonia Humana” fica em cartaz até o dia 02 de junho e o horário de visitação é das 14h às 20h de terça a sexta. O Espaço Cultural Yázigi fica localizado na rua Vereador João Calazens, 494, Paria 13 de Julho.



Por Carla Sousa

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais