VI Xirê da Consciência Negra retoma debates da luta antirracista

(Foto: Divulgação)

O Ilê Axé Alaroke promove, entre os dias 21 e 25 de novembro, a 6ª edição do Xirê da Consciência Negra, colocando o tema ‘Movimento Negro, Democracia e Educação Antirracista’ no centro de discussão. O evento é gratuito, com o objetivo de compartilhar conhecimento e fomentar o debate que perpassa pelo enfrentamento do racismo e da intolerância religiosa.

Nos dias 21 e 22, as atividades acontecem no auditório do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe (Codap/UFS), em São Cristóvão/SE. No período de 23 a 25/11, o evento prevê a visita de escolas públicas ao terreiro Alaroke, por meio do Projeto ‘A Escola Vai ao Terreiro’, em que estudantes participam de palestras educativas sobre religiões de matriz africana e tornam-se multiplicadores de uma cultura de paz e tolerância.

Programação
21/novembro
Local: Auditório do Colégio de Aplicação (CODAP/UFS). Campus São Cristóvão/SE.

18h30: Abertura musical com Allan Moncorvo e ogans

19h: MESA 1 – O movimento negro e a democracia
Com Carlos Trindade, Sônia Oliveira e Irivan de Assis.
Mediação: Laila Oliveira

21h: Apresentação cultural –
Espetáculo teatral Orun Aiyê

22/novembro

Local: Auditório do Colégio de Aplicação (CODAP/UFS). Campus São Cristóvão/SE.

18h30: Apresentação cultural –
Espetáculo de dança com Michele Pereira e Raíssa Stefaní

19h: MESA 2 – A oralidade no processo pedagógico, ações afirmativas e educação antirracista
Com Yérsia Assis, Ana Márcia Santana e Daniela Macedo.
Mediação: Carine Mangueira

21h: Apresentação cultural –
Show musical com MC Pardal

23, 24 e 25/novembro

Local: Ilê Axé Alaroke. São Cristóvão/SE.
14h: Projeto A Escola vai ao Terreiro
O Xirê 

O Xirê da Consciência Negra tem feito história na luta dos povos de terreiro pela garantia dos seus direitos, consolidando-se como importante ferramenta de difusão de conhecimento, com viés de resistência, gerando debates sobre enfrentamento ao racismo e à intolerância religiosa e propondo políticas públicas para os adeptos de religiões de matriz africana.

A iniciativa não conta com nenhum tipo de financiamento público ou privado, sendo executada por meio de parcerias feitas entre as comunidades de terreiro, pesquisadores, intelectuais e artistas. As três primeiras edições aconteceram de forma presencial e os eventos de 2020 e 2021 foram virtuais, por conta das restrições impostas pela pandemia. Este ano, retomamos com os debates presenciais.

A primeira edição, realizada em 2017, contou com uma mesa redonda sobre os Terreiros como Espaços de Preservação da Identidade, uma exposição de telas e fotografias com a temática ‘Axé’, oficinas de textura e turbante e um Encontro de Terreiros, com debates sobre Empreendedorismo nas Casas de Axé, os Direitos dos Povos de Terreiros e a Preservação do Meio Ambiente.

Na edição de 2018, a programação do Xirê da Consciência Negra disponibilizou oficinas de turbante, estamparia, dança afro e percussão; feira preta; apresentações culturais e debates acerca da cultura negra, dos povos de terreiros e do racismo, com mesas redondas sobre temáticas como “Mulher Negra, Estética e Representatividade” e “Pluralidades do Racismo Contra os Negros e Contra os Povos de Terreiro no Brasil”.

O III Xirê, promovido em 2019, teve como tema ‘A memória e a Identidade do Candomblé em Sergipe’, enquanto que o IV Xirê trouxe para discussão a “Filosofia Africana como Contributo para as Comunidades de Terreiros”, e outras mesas sobre “Povos de Terreiro, Comunidade e Ancestralidade” e “Educação Intercultural, Educação nos Terreiros e Protagonismo Negro”. Também foi dado espaço para Comunicações Coordenadas sobre Artes Afrocentradas.

A 5ª edição do Xirê da Consciência Negra, do ano passado, trouxe para o debate o tema ‘Saberes e Produção de Conhecimento na Luta Antirracista’. As mesas trataram sobre “De Comer” no Candomblé: Encantamentos e Saberes” e sobre “Educação Decolonial e Epistemologias de Terreiro na Luta Antirracista”.

Fonte: Assessoria de Imprensa AGÔ – Comunicação Estratégica

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais