XV Fórum do Forró trata do Coco na Tradição do Forró

O Fórum acontece dias 20 e 21 às 19h no Centro Cultural

O Forró Caju é de todos, sem distinção de classe social. Todos se misturam com o ritmo da sanfona, zabumba e o triângulo. Para dialogar e definir ações que envolvem o autêntico forró, músicos, pesquisadores, compositores e amantes do ritmo puramente nordestino se encontram nos dias 20 e 21 de junho, às 19h, no Centro Cultural de Aracaju, localizado na praça General Valadão. É a realização do XV Fórum do Forró, que compõe a programação dos festejos juninos da Prefeitura de Aracaju, em parceria com a Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju).

"O Fórum do Forró foi criado em 2001, por iniciativa do pesquisador Paulo Corrêa. A cada ano passou a ganhar mais notoriedade. Nesta edição nós vamos homenagear o músico alagoano, Sebastião Jacinto da Silva, mais conhecido como ‘Jacinto Silva’, falecido em 2001, mas que deixou seu nome na cultura do país”, explica o presidente da Funcaju, Cassio Murilo.

De acordo com o diretor de Arte e Cultura da Funcaju, Nino Karvan, a homenagem está fortemente ligada ao tema que traz para discussão ‘O Coco na Tradição do Forró’, ritmo que consolidou a carreira de Jacinto. “Entre compositores e intérpretes, cerca de 30 artistas já foram homenageados no Fórum, entre eles o mestre Dominguinhos, Trio Nordestino, Clemilda, Jackson do Pandeiro, Marinês e vários outros forrozeiros que contribuíram para a fomentação da nossa cultura”, conclui.

Para Nino Karvan, o Fórum do Forró é um espaço de discussão e valorização da cultura nordestina. “Além de homenagear os ícones da nossa música popular, o encontro proporciona um estudo sobre os diversos aspectos do forró, com mesas redondas, palestras e homenagens”, detalha.

Confira a programação:

Dia 20 – Palestras: A quebra do Coco, no sincopado de Jacinto Silva.
Coordenador: Prof. Dr. Florisvaldo Silva Rocha (UFS)
Palestrante: Prof. Luciano José (AL), biografo do homenageado.
Debatedores: Paulo Correia (SE), Prof. Dr. José Paulino (SE), Silvério Pessoa (PE) e José Teles (PE)
Show com Silvério Pessoa (Praça General Valadão).

Dia 21 – Palestra: Jacinto Silva, o Forró como cultura popular: da nostalgia a contemporaneidade.
Coordenador: Antônio Amaral (Conselho Estadual de Cultura)
Palestrante: Silvério Pessoa (PE)
Debatedores – José Teles (PE), Paulo Correia (SE), Thiago Paulino (SE)

Fonte e foto: AAN

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais