XV Lavagem de Nossa Senhora da Conceição em Riachuelo ocorre dia 1º

Lavagem acontece em Riachuelo (Foto: Divulgação)

Com o objetivo de saudar a Orixá Oxum, a tradicional Lavagem de Nossa Senhora da Conceição do Vale do Cotinguiba, será realizada no dia 1º de dezembro, às 15h, no município de Riachuelo.

Idealizada pelo Centro Sociocultural Afro-Brasileiro “Omin Mafé”, a Lavagem, que vai para a sua 15ª edição, saúda a deusa das águas doces na diáspora africana, Oxum, e que é reverenciada no dia 08 de dezembro, ao mesmo tempo em que homenageia a padroeira da cidade de Riachuelo, N. S. da Conceição.

Numa justaposição entre o culto aos Orixás e o Catolicismo, o evento busca ressaltar desta maneira os valores religiosos tão presentes no cotidiano da cidade, localizada na principal região açucareira do estado, o Vale do Cotinguiba, e sendo essa a base de sua economia, fato que proporcionou a resistência cultural e religiosa do povo negro de forma mais expressiva nessa região.

De acordo com os organizadores do evento, além da homenagem citada acima, a Lavagem visa criar uma consciência sociocultural e religiosa, trabalhando a importância da contribuição do povo negro, e seus valores étnicos e do culto aos Orixás, envolvendo todo o Vale do Cotinguiba, uma vez que aí se encontra a maior população negra do estado, distribuída entre as cidades de Riachuelo, Laranjeiras, Nossa Senhora do Socorro, Japaratuba, Divina Pastora, Carmópolis, Maruim, entre outras que são depositárias da tradição popular de remanescentes africanos e zeladores do culto aos Orixás, já que grande número de casas de culto como terreiro de Candomblé, Nagô e outros aí se encontram, marcando de forma expressiva a identidade do povo dessa região.

Na ocasião, haverá um cortejo pelas ruas principais da cidade de Riachuelo, saindo da Rua Bela Vista, na sede do Centro Sociocultural, em direção à Igreja Matriz da cidade. O cortejo será puxado pelo Grupo Musical Omin Mafé, com a presença convidada de Nany Lessa, do Afoxé Omo Oxum, de Aracaju.

Fonte: assessoria de imprensa

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais