Agrotóxico: supermercados tem 90 dias para implantar

Audiência ocorreu na manhã desta quinta-feria, 12 (Foto: Portal Infonet)

A implantação do Programa de Rastreamento e Monitoramento de Alimentos (Rama) já está sendo implantado em supermercados da capital. A medida preventiva visa identificar os hortifrutigranjeiros com níveis de agrotóxicos não permitidos ou com produtos proibidos. A situação foi discutida na manhã desta quinta-feira, 12, no Ministério Público Estadual (MPE), através da promotoria do consumidor.

De acordo com a promotora de justiça, Euza Missano, a rede Walmart já implantou o código de rastreabilidade, bem como os supermercados Extra, GBarbosa, rede Todo Dia e Makro Atacadista. “Em Aracaju todas as redes dos supermercados, com exceção do Atacadão já estão implementando o sistema de rastreamento. Quanto ao Supermercado Atacadão, não descartamos a possibilidade de ajuizar uma ação, caso não se adéquem ao sistema”, explica a promotora.

Ainda segundo Euza Missano, o sistema permitirá que o consumidor saiba a origem de todos os produtos. “O sistema é importante e o consumidor verá nas gôndolas dos hortifrutigranjeiros quem produziu aquele alimento. Está medida foi adotada porque resíduos de agrotóxicos foram identificados em quantidade superior ao permitidos e até venenos que não deviam ter sido utilizados. Até o final do mês todas as lojas devem estar regularizadas”, diz.

Durante a audiência, representantes das redes de supermercados pediram prazo e 90 dias para fins de cumprimento do inquérito civil, mas garantiram que todas as lojas implementarão os sistemas.

Vigilância 

A Vigilância Sanitária informou durante a audiência, que irá monitorar as redes de supermercados, para garantir que os prazos solicitados sejam atendidos.

Atacadão

De acordo com Euza Missano, a rede Atacadão terá prazo ater a próxima segunda feira,16, para apresentar seu projeto de implementação do sistema. A reportagem do Portal Infonet tentou ouvir o Atacadão, através do número 3712-8600, mas sem êxito. O Portal permanece à disposição caso queira de manifestar, através do jornalismo@infonet.com.br ou 2106800.

Por Eliene Andrade

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais