Alunos concluem curso do Senar na cidade de Arauá

Dênio Leite entrega certificado ao aluno Lenaldo Rodrigues (Fotos: Divulgação Senar)

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) Sergipe e a Prefeitura de Arauá realizaram a entrega de certificados a 110 alunos dos cursos de operador de máquinas agrícolas, informática básica e corte e costura. A solenidade aconteceu na sede da prefeitura na última quarta-feira, 21.

O curso de informática básica teve carga horária de 40 horas e faz parte do programa de Inclusão Digital do SENAR. A capacitação ofereceu as pessoas do meio rural o conhecimento necessário para que todos saibam utilizar o computador, acessem a internet e busquem as informações que precisam para obter melhores resultados na gestão de seus negócios. Já o de corte e costura foi direcionado para esposas e filhas de agricultores rurais. 

Com carga horária de 40 horas as aulas foram teóricas e práticas. No curso as participantes aprendem traçar, cortar e costurar. O curso de operador de máquinas agrícolas capacitou um público que atualmente tem papel fundamental no processo da agricultura uma vez que a execução das atividades programadas com o uso da tecnologia é de sua responsabilidade.

Eduardo Sobral entregando certificado a Nazaré Tavares

Com a certificação profissional agora os formandos estão mais próximos da chance de entrar no mercado de trabalho. A aluna do curso de informática básica Tatiana Trindade Santos aprendeu a utilizar os programas Excel, a formatar textos e acessar a internet. “Leva o aprendizado para a minha vida profissional, sei que essa capacitação vai me ajudar e em breve estarei no mercado de trabalho”.

Mesmo já sabendo manusear programas de computador o estudante Lenaldo Rodrigues contou que aprofundou seu conhecimento e tirou algumas dúvidas. “Como pretendo ir morar em São Paulo no final deste ano, acredito que o curso melhorou meu curriculum”. Esse foi o primeiro curso promovido pelo SENAR que ele participou, mas até ir embora, Lenaldo vai aproveitar outras oportunidades. “Já sei que outros cursos serão implantados em Arauá, vou aproveitar para participar e ficar mais preparado para o mercado de trabalho”, assegurou.

Valdiene Oliveira tinha habilidade com costura, mas não com corte de tecido, então, quando soube da abertura do curso de corte e costura aproveitou para profissionalizar-se. “Como pretendo trabalhar por conta própria quanto mais eu soube melhor”, observou. Durante o curso ela confeccionou camisetas e shorts. “Com a prática vou aperfeiçoando meu trabalho e vou começar a ter minha renda”.

Ao parabenizar os formandos e seus familiares, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Sergipe (FAESE), Eduardo Sobral retratou a importância das oportunidades. “Quando as pessoas fazem o curso tem mais condição de acessar o mercado de trabalho e ganhar um salário melhor do que ganharia se não tivesse uma profissão. E a qualificação profissional é uma oportunidade para que as pessoas encontrem novos caminhos”, salientou.

Na oportunidade ele anunciou mais cursos para a população de Arauá. “Já autorizamos os cursos de corte e costura, fruticultor e informática básica e até o final do primeiro semestre deste ano estamos disponibilizando mais 10 cursos para a cidade de Arauá, lembrando que não há custos para os alunos, nem para a prefeitura”, adiantou.

Para o superintendente do SENAR Sergipe Dênio Leite foi muito gratificante chegar ao encerramento de novas turmas. “Nessas capacitações, as pessoas têm a possibilidade de trabalhar para outras empresas, como também podem se tornar empreendedoras. É ótimo ver também em cada rosto a emoção ao finalizar o curso e ter novas perspectivas na vida profissional. Isso é resultado do nosso trabalho, que é feito em equipe”, destacou.

Representando a secretária de Estado da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social, Eliane Aquino, o coordenador do Programa Sergipano de Qualificação Profissional Novos Rumos, Melquíades Freitas lembrou que o aprendizado é a melhor ferramenta para entrar no mercado de trabalho. “Conhecimento ninguém tira de nós e cursos não tem faltado para a população, então, que vocês possam continuar trilhando o caminho do aprendizado”.

A prefeita de Arauá, Ana Helena agradeceu a parceria com o SENAR Sergipe e garantiu que todos os cursos oferecidos serão disponibilizados para a população. “Todas as capacitações que oferecemos contou com a participação maciça da população, então, não podemos desperdiçar uma oferta como a que Eduardo Sobral está nos fazendo. É dever de um gestor cuidar das pessoas e é isso que estamos fazendo ao entregar esses certificados”.

Fonte: Ascom Senar

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais