Associação pretende defender os direitos do consumidor

Gilsa Brito com membros da diretoria (Foto: Portal Infonet)

Foi inaugurada nesta quarta-feira, 8, a Associação Sergipana de Defesa do Consumidor (Asdecon) que tem por objetivo a defesa dos consumidores nos seus direitos, por meio da conscientização do acesso do cidadão à Justiça.

A Asdecon prestará serviços para atendimento das necessidades do consumidor, em especial, o respeito a sua dignidade, saúde, segurança, a proteção de seus interesses econômicos, bem como a transparência, harmonia e eficácia nas relações de consumo, ajudando os consumidores a fazer valer seu poder de compra e a conhecer seus direitos.

De acordo com a presidente da Asdecon, Gilsa Brito, todos os “A gente sabe que a telefonia lidera o ranking de reclamações e às vezes o consumidor vai ao Procon, mas as vezes ele não consegue solucionar administrativamente e com isso, a associação vai entrar judicialmente e se for o caso solicitar uma liminar para que seja resolvido o problema, então vamos estar amparado na área judicial. A diferença nossa com os procons é pequena, é a questão de processo administrativo e nós vamos trabalhar com processos judiciais e ações coletivas que é prevista tanto no código de defesa consumidor quanto no cível. ”, diz.

A associação estará aberta ao público das 8h às 13h. Segundo Gilsa Brito, a expectativa é que a associação deva receber uma média de duas mil reclamações por mês. “O consumidor pode vir só, temos aqui o banco de dados aonde o banco vai nos fornecer a quantidade de consumidor que está reclamando sobre aquele produto e todas essas ações serão impetradas judicialmente”, diz.

A associação pretende realizar visitas itinerantes nos bairros no intuito de prestar orientações aos consumidores, bem como realizar convênios com empresas para que elas possam resolver os problemas dos consumidores sem que seja necessário entrar com ações judiciais.

Câmara de Arbitragem

A associação atuará ainda como uma Câmara de Arbitragem e conciliação onde será realizada audiências e acordos de qualquer valor com o intuito de fazer uma mediação e  resolver a questão. A população também poderá se associar na Asdecon. A associação funciona na rua Lagarto, 1242, bairro Centro em Aracaju.

A diretoria é composta pelo vice-presidente: Emanuel Messias de Oliveira Cacho, diretor jurídico: Osmário Brito dos Santos, diretora executiva/financeira: Sandra Dantas da Silva, diretora de consumo e alimentos: Silvina Maria de Aquino Resende, diretora científica, educacional e cultural: Vanúzia Ferreira Machado.

Por Aisla Vasconcelos

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais