Aumenta procura de vagas temporárias em Aracaju

Contratações aumentou para atender demanda de vendas (Fotos: Portal Infonet)

Com a chegada do final do ano, o comércio já registra grande movimentação para aproveitar a melhor época e vendas. Como consequência aumenta também o número de contratação de pessoal para conseguir atender à demanda de clientes.  O fato aumenta também a busca pelas vagas disponíveis nos estabelecimentos comerciais.

Para o presidente da Federação dos Empregados no Comércio e Serviços de Sergipe, Ronildo Almeida, nos últimos meses do ano, a oferta de oportunidades de trabalho neste período costuma aumentar devido à possibilidade de uma contratação efetiva após o término das festas. Contudo, ele alerta que essas contratações não são suficientes. “Cria-se uma expectativa grande, mas não supre a necessidade”, diz.

As vagas em sua maioria são de vendedores internos. Entretanto, segundo Ronildo, as lojas contratavam mais e o número de funcionários efetivados era maior. “As lojas de departamento, por exemplo, há alguns anos tinha mais empregados do que agora. Mas mesmo com essas contratações em massa, ainda sim não atinge o número de anos atrás”, observa.

Edicarlos de Jesus espera contratar o funiconário que melhor se destacar

Em uma loja de confecções do Centro de Aracaju, o número de funcionários aumentou o triplo. Se antes apenas 4 funcionários davam conta das vendas, para atender a demanda das festas de final de ano, a loja teve que contratar mais 10 pessoas. A gerente da loja, Mary Roseane Lima, disse que a necessidade de aumentar as contratações foi devido ao resultado das vendas do ano passado. “A gente sentiu a necessidade de aumentar as contratações por conta do movimento no ano anterior. E claro, existe sim a possibilidade de efetivar o funcionário que apresentar o melhor resultado”, enfatiza.

Já o sócio de uma loja de calçados, Edicarlos de Jesus, demonstra otimismo em relação às vendas para este ano. Para ele, o fato de o shopping estar cobrando estacionamento vai aumentar o movimento no Centro da capital, onde a loja funciona. “A expectativa é grande. Nós aumentamos o quadro de funcionários, contratamos mais 6 vendedores para atender a demanda de clientes”, disse.

Ronildo Almeida (Foto: Arquivo Portal Infonet)

Crescimento

As vagas representam a chance de uma contratação efetiva para aqueles que não se destacam no exercício das funções. Segundo levantamento do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) em Outubro de 2012 o saldo do emprego em Sergipe teve um aumento de 3.139 novos postos de trabalho formais. Com esse resultado, o saldo acumulado nos primeiros dez meses do ano teve um aumento de 12.101 novas oportunidades de trabalho com carteira.

Em doze meses o emprego com carteira assinada teve um crescimento de +4,55% (em termos relativos), gerando 12.500 novos vínculos (em termos absolutos). Os setores que tiveram os maiores saldos no mês em Sergipe foram: Indústria de Transformação (1.776 empregos ou 3,98%), Agropecuária (1.653 empregos ou 12,99%), Comércio (295 empregos ou +0,50%).

Por Eliene Andrade

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais