Bancos registram tumultos na parte externa e contrariam recomendações

Agência no centro tem multidão de clientes (Fotos: Enviadas por internautas)

Entre as dezenas de medidas anunciadas via decretos, para garantir o distanciamento social das pessoas, em razão da pandemia do vírus Covid-19, o coronavírus, agências bancárias estão submetidas a novas regras durante o atendimento à população. Restrição do horário de funcionamento, estabelecer horário de atendimento à população idosa, limitação de quantidade de clientes, distância mínima de 2 metros entre usuários e dispor de um profissional para organizar as filas e manter a distância ideal, são algumas das regras impostas aos bancos.

As recomendações, no entanto, não têm sido observadas em algumas agências bancárias do estado. Ao longo da semana nossa reportagem recebeu denúncias de internautas que flagraram aglomerações em bancos, a maior parte no acesso às agências. A servidora pública Sandra Helena precisou ir até a agência do Bradesco no centro de Aracaju, para resolver um problema com seu cartão, mas se assustou com o que viu. “Tinham muitas pessoas próximas uma das outras, inclusive idosos, na frente da agência. Vi que não havia ninguém auxiliando, e por isso não tive coragem de me aproximar”, afirmou Sandra, alegando que é hipertensa e só tem saído de casa em motivos de maior urgência.

Em fiscalização nesta sexta-feira, 3, o Ministério Público Estadual e a Polícia Civil também encontraram pessoas aglomeradas na Agência do Itaú do bairro Siqueira Campos. Conforme informações da SSP, o distanciamento estava marcado no chão, mas as pessoas não estavam respeitando.

Na última terça-feira, 31, a reportagem do Portal Infonet recebeu ligação de uma internauta afirmando que a agência do Banco do Brasil do município de Nossa Senhora das Dores estava atendendo normalmente e o local estava lotado de clientes. A mulher, que pediu para não ser identificada, disse que nenhuma das exigências de segurança contra o Covid-19 estavam sendo seguidas e que as pessoas estavam próximas uma das outras.

Fila de clientes do Banese, no interior, sem cumprir distância mínima

No mesmo dia, nossa reportagem também recebeu um vídeo da agência bancária do Banese de Nossa Senhora Aparecida. Mais uma vez é possível observar uma fila de clientes na parte externa do banco, sem cumprir qualquer distância mínima entre as pessoas.

O Ministério Público Estadual tem recomendado que as pessoas só se desloquem para os bancos se houver realmente necessidade de atendimento. Quando não houver, optar pelos serviços digitais ou uso dos caixas eletrônicos. Em todo estado há 24 cados de coronavírus confirmados, e dois óbitos registrados.

O Banco Bradesco informa que tem intensificado a comunicação com os seus clientes para que priorizem a utilização dos canais digitais para realizar suas operações com o Banco. Os gerentes estão orientados a organizarem o atendimento nas Agências nos momentos de maior concentração. O objetivo é evitar os riscos de propagação do novo coronavírus pela proximidade das pessoas. “É importante ressaltar que a melhor opção é sempre o atendimento por meio dos canais digitais. Vale acrescentar que o banco adotou uma série de procedimentos em relação à higienização como aumentar a frequência das rotinas de limpeza na rede de agências, intensificar a higienização nos terminais de autoatendimento, além de disponibilizar álcool em gel em suas dependências.”, diz nota.

O Banco do Brasil disse que está funcionando em horário restrito, das 10h00 às 14h00, para proteger seus funcionários, clientes e a sociedade; e que o atendimento presencial, vem sendo prestado somente em casos essenciais e de forma excepcional; e que as agências que concentram maior volume de pagamentos estão funcionando exclusivamente de 9h às 10h para atender aposentados e pensionistas do INSS.

Sobre a situação citada na reportagem, o BB disse que além dos mais de 2 mil beneficiários do INSS, ocorreu a liberação extraordinária da prefeitura de 500 pagamentos a servidores, o que contribuiu para aumento do fluxo na unidade nesta data. “A guarda municipal foi acionada para ajudar a evitar aglomeração na área externa, enquanto, dentro da dependência, todos os procedimentos previstos para o atendimento contingenciado foram adotados”.

Nossa reportagem encaminhou e-mail solicitando posicionamento dos bancos citados na reportagem. Até a publicação da matéria não tivemos retorno. Nossa reportagem está a disposição por meio dos números (079) 2106-8000 e 99985-3076 ou e-mail jornalismo@infonet.com.br.

Por Ícaro Novaes

A matéria foi alterada às 18h20 para acréscimo de nota enviada pelo BB.
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