Cerca de 8,8 milhões de cotistas com menos de 60 anos sacaram o PIS

Mais de 860 mil pessoas receberam suas
cotas nas últimas duas semanas do prazo
(Foto: Marcello Casal)

Dos 12,6 milhões de cotistas com menos de 60 anos que tinham direito ao saque das cotas do PIS, aproximadamente 70% fizeram o saque de suas cotas. Cerca de 8,8 milhões de pessoas receberam o montante de R$ 8,1 bilhões. No início da segunda fase dos pagamentos, que se deu em 8 de agosto, havia o total de R$ 13,5 bilhões disponíveis para esse público. O atendimento especial das agências da CAIXA facilitou o saque de mais de 180 mil pessoas nos dois últimos dias do prazo disponibilizado para esse público. Por força da Lei 13.677/18 e Decreto 9.409/18, os trabalhadores cadastrados no PIS entre 1971 e 4 de outubro de 1988 poderiam resgatar o PIS, independentemente da idade, até o dia 28 de setembro de 2018.

Continuam a ter direito ao saque os trabalhadores cadastrados no Fundo PIS/PASEP entre 1971 e 4 de outubro de 1988, com idade acima de 60 anos ou que cumpram outros critérios estabelecidos em Lei. Cerca de 6,6 milhões de pessoas com idade a partir de 60 anos ainda não resgataram o benefício, contabilizando R$ 12,9 bilhões ainda disponíveis para o saque.

Para saber se tem direito ao saque, o trabalhador com idade a partir de 60 anos pode consultar a situação do seu benefício na página da CAIXA (www.caixa.gov.br/cotaspis). A consulta permite ver o valor que tem a receber e os canais disponíveis para realização do pagamento. Caso o valor já tenha sido creditado em conta na CAIXA ou por TED em outros bancos, o site informa os dados bancários.

Outros canais para consultar o benefício são o APP CAIXA Trabalhador, que está disponível para download nas plataformas Android e IOS. O APP é gratuito e as informações estão disponíveis ao clicar no link “Informações Cotas do PIS”, onde o trabalhador deverá informar o CPF ou NIS, data de nascimento para saber se possui saldo de cotas do PIS. Para verificar o valor também deverá ser informada a senha internet.

Outras opções de consulta para os trabalhadores são os terminais de Autoatendimento, por meio do Cartão do Cidadão, ou o internet banking para correntistas da CAIXA, na opção “Serviços ao Cidadão”. Verifique abaixo qual o canal mais adequado para o saque de acordo com o valor do benefício:

Rede de atendimento

No site da CAIXA, o trabalhador também pode consultar o ponto de atendimento mais próximo: http://www.caixa.gov.br/atendimento/Paginas/default.aspx. A rede de atendimento da CAIXA é composta atualmente por 4.190 unidades próprias, sendo 3.389 agências, 801 postos de atendimento e oito unidades móveis (Caminhões), 13.026 casas lotéricas, 9.364 correspondentes CAIXA Aqui e 5.686 pontos de autoatendimento, com 29.847 equipamentos, 21.442 terminais do Banco 24Horas e 1.761 da Rede Compartilhada CAIXA x BB (56 mil postos de atendimento ao todo).

Fonte: Caixa Econômica Federal

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