Começa o período de defeso do camarão em Sergipe

A 1ª fase do defeso segue até o dia 15 de maio

Entre os dias 1º de abril e 15 de maio, acontece a primeira fase do defeso do camarão.  Neste período, estão proibidas as atividades de captura, conservação, beneficiamento, comercialização ou industrialização do camarão rosa, sete-barbas e branco.  Em Sergipe, quem vive do camarão, já estoca a maior quantidade possível ou procura alternativas para garantir sua subsistência.

A pesca e comercialização do camarão é a principal fonte de renda de Ginaldo dos Santos. “Tenho estoque suficiente para durar até o final de semana, mas se algum barco carregado de peixe aparecer, ainda consigo uma mercadoria para vender depois. Se não der, terei que esperar pelo seguro que será pago em duas parcelas nos meses de maio e junho”, explica.

No Terminal Pesqueiro de Aracaju, as marisqueiras ainda trabalham à todo o vapor, mas garantem que o período seria mais tranquilo, caso o seguro fosse liberado nos primeira dias do defeso. “Quem tem marido pode contar com a ajuda dele, mas quem não tem se organiza e tenta juntar um dinheiro ou come parte da mercadoria guardada que não foi vendida”, conta a marisqueira Josinalda Santos.

Na época do defeso, Ginaldo prioriza a venda de peixes

Marisqueiras acreditam que o seguro deve ser liberado ainda nos primeiros dias de defeso

O Portal Infonet tentou contato com a Superintendência do Trabalho (SRTE) para obter maiores detalhes sobre o pagamento do seguro, mas não obteve êxito. A equipe de reportagem continua à disposição através do jornalismo@infonet.com.br e do (79) 2106 8000.

Defeso

O objetivo do defeso é a proteção dos camarões jovens, em fase de recrutamento e desova, com qualquer petrecho de pesca.  O defeso envolve a área compreendida entre os estados de Pernambuco, Alagoas, Sergipe e municípios de Mata de São João e Camaçari (BA). Em Sergipe, o defeso acontece em duas fases distintas: de 1º a 15 de abril e 1º de dezembro a 15 de janeiro.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais