Moradores do município de Nossa Senhora do Socorro, região da Grande Aracaju, têm entrado em contato constantemente com o Portal Infonet para denunciar o descumprimento do decreto governamental no município por alguns donos de estabelecimentos comerciais, que mesmo sem oferecer serviços essenciais, estão abrindo as portas e funcionando normalmente durante o período da pandemia do COVID-19.
De acordo com a Prefeitura de Socorro diariamente equipes da Guarda Municipal, Vigilância Sanitária e Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) estão fazendo a fiscalização do comércio local no intuito de fazer cumprir os decretos estaduais e municipais. Segundo a Prefeitura alguns comerciantes do conjunto João Alves estão insistindo em manter os estabelecimentos abertos, mas o trabalho de fiscalização tem dado um retorno positivo.
A Informação da Prefeitura é que apenas lotéricas, supermercados, mercearias e estabelecimentos do gênero estão funcionando, os demais comércios que são flagrados abertos estão sendo fechados de imediato.
Por enquanto, segundo a Prefeitura, as medidas não são punitivas, apenas de conscientização tanto da população, quanto dos comerciantes. Um Comitê de Enfrentamento foi criado pelo prefeito e o assunto está sendo debatido para que novas medidas sejam adotadas. Desde o dia 20 as equipes dos órgãos envolvidos fazem o trabalho de conscientização e fiscalizam também as fábricas e locais que estão funcionando com autorização e orientam que esses locais sigam às recomendações sanitárias e de prevenção da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Por Karla Pinheiro
*matéria alterada às 11h38 do dia 27/03 para inserir informações da Prefeitura de Socorro.
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B