Consumidores protestam contra o preço dos combustíveis

Protesto começou no Calçadão da Praia Formosa (Fotos: Portal Infonet)

O Calçadão da Praia Formosa, em Aracaju, serviu de concentração para uma mobilização contra os constantes reajustes nos preços dos combustíveis. Para os manifestantes, o poder público e os proprietários de postos podem agir e reduzir o impacto no bolso dos consumidores.

O vigilante Lúcio Rodrigues, que é um dos organizadores da ação, conta que ideia do protesto surgiu a partir de um grupo de pessoas indignadas com preços cobrados na capital sergipana. “Nós tínhamos grupo no whatsapp para compartilhar os preços dos combustíveis em Aracaju. Depois disso, criamos um novo grupo para reunir aqueles que queriam protestar contra os altos preços. Analisamos e percebemos que Sergipe, apesar de ser o menor estado, tem os preços mais altos. Algo que não faz sentido, pois produzimos petróleo e temos refinaria nas proximidades. Acreditamos que existe um cartel, pois os preços são muito parecidos. Não há concorrência e o poder público precisa investigar isso”, opina.

Rodrigo Paixão, que também organizou o protesto, destaca que a população precisa se mobilizar. “Esse valor de R$ 4,39 é abusivo. Ninguém está conseguindo pagar. Por isso, precisamos nos unir. Se cada cidadão fizer sua parte, podemos conseguir a redução dos valores”, conta.

Valdemar e Jucicleide se somaram à mobilização

Grupo que iniciou a mobilização

A bióloga Jucicleide Souza e o repositor Valdemar Neto resolvem se somar à mobilização. “É necessário sair de casa. Ficar no sofá esperando o preço mudar não ajuda em casa. Temos que mostrar nossa indignação para ver se a situação melhora”, comenta Jucicleide.

Os preços da gasolina e do diesel – comercializados nas refinarias – aumentaram novamente nesta sexta-feira, 12, 1,4% e 0,7% respectivamente, de acordo com informação da Petrobras. Para este sábado, 13, a empresa já anunciou nova variação nos preços dos dois combustíveis: a gasolina e o diesel terão redução de 0,7%.

Por Verlane Estácio

Com informações da Agência Brasil

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais