Cuidado com as finanças no início de ano

Gracindo Andrade: alternativas para evitar o endividamento (Foto: Cássia Santana/Portal Infonet)

Gastos extras, os impostos regularmente cobrados entre o final e início do ano seguinte e despesas com matrícula dos filhos e aquisição de material escolar são as grandes preocupações dos consumidores nesta época do ano. O administrador Gracindo Andrade, coordenador de cursos in company de uma universidade de Sergipe, dá dicas importantes para o consumidor evitar a famosa “bola de neve”.

O primeiro passo, na ótica do administrador, seria evitar gastos no cartão de crédito, buscando sempre fazer compras à vista. Mas, aquelas pessoas controladas, podem usufruir de benefícios usando o cartão de crédito que oferecem vantagens por meio de bônus. “Tenha apenas um cartão, esqueça aquele monte de cartões porque aquilo é uma grande tentação”, diz. “Se você se centralizar em um cartão de crédito, você vai ter a vantagem de aproveitar os bônus, o que não se tem com cartões de loja. Se tiver controle, o cartão não é problema, é vantagem”.

Nos postos de gasolina, o cliente deve fazer pagamentos à vista. O administrador cita que, em cada litro de combustível adquirido nas compras à vista, o consumidor pode economizar algo em torno de R$ 0,10 a R$ 0,15 em cada litro, o que proporcionará ao cliente uma economia em torno de 5% no preço do produto. “Um índice que corresponde à inflação do ano todo”, enaltece.

Ele garante que há pesquisas indicando Aracaju como a segunda população mais endividada do país, perdendo apenas para Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. E, para combater o endividamento, a população pode utilizar alternativas saudáveis do ponto financeiro.

Uma das alternativas está no controle do uso do telefone celular, na ótica do administrador. Conheça, a seguir, algumas pistas:

– Procurar, na família, usar apenas uma operadora

– Dar prioridade ao uso do telefone fixo, quando optar por fazer ligações para outro telefone fixo

– Acompanhar as promoções das operadoras

– Utilizar o celular apenas para casos de emergência

– Optar por passar mensagens

– Lembrar que as operadores oferecem mensagens gratuitas através da internet, nos próprios sites

– Ter cuidado com os pós-pagos

– Definir um perfil e sempre pesquisar o melhor plano no mercado

– Não se tornar escravo do celular nem do consumo

– E, aos pais, manter o controle sobre o consumo dos filhos, educando-os para o uso sustentável do telefone celular e orientando-os a evitar o consumo excessivo para não torná-los jovens endividados

Por Cássia Santana

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais