Cuidados na hora de efetuar compras pela internet

Gilsa Brito, coordenadora do Procon (Foto: Arquivo Infonet)
Comprar pela internet se tornou uma atividade rotineira da população, afinal o computador hoje é um item popular e a internet abrange boa parte da população. As facilidades e comodidades que a internet oferece atraem as pessoas que não tem tempo ou não gostam de enfrentar as filas de lojas dos finais de anos, porém, é preciso ter alguns cuidados na hora de comprar produtos na rede.

O instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC) fez uma pesquisa com empresas que vendem produtos pela internet e constatou, dentre outras, coisas, que o crescimento das compras pela internet trouxe também o crescimento do número de reclamações dos consumidores. O IDEC identificou também diversas falhas nas práticas das empresas em relação aos direitos do consumidor. Para falar sobre isso, o Portal Infonet entrevistou a coordenadora estadual da Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), Gilsa Brito, que explica os procedimento de troca e devolução de produtos adquiridos pelas internet. 

“Para os produtos que foram comprados e que não foram entregues, o consumidor deve trazer uma cópia do email de confirmação de compra. Se o produto vier com defeito, ele tem que trazer a nota fiscal para abrirmos o procedimento” ressalta Gilsa, informando também que o consumidor tem direito a se arrepender da compra num período de 7 dias úteis, solicitando a devolução e ressarcimento  na empresa em que a compra foi efetuada. “Se a empresa não quiser fazer a devolução, o consumidor deve nos procurar também, para abertura do procedimento”, completa a coordenadora.

Outra medida importante é que o consumidor verifique se o site é confiável, se possui avaliações positivas, entre outros. A estudante Carine Sant’Anna afirma que compra com freqüência pela internet pela comodidade e que nunca teve problemas. “Não dá problema porque só compro em sites conhecidos”. Assim como Carine, a publicitária Taiche Melo procura sempre informações do site antes de efetuar a compra. “Eu procuro saber sobre o site que estou comprando, em fóruns, opiniões de pessoas que já efetuaram compras nele”.

Além disso, é preciso verificar se o site possui um sitema de compra seguro para garantir a segurança e a confidencialidade da transação eletrônica e dos dados de seus clientes.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais