Defeso do caranguejo em Sergipe começa nesta terça-feira

Defeso termina em março (Foto: Portal Infonet)

O período de defeso do caranguejo começa nesta terça-feira, 6. Nesta época, em que é proibida a captura do animal, pescadores e catadores só podem comercializar os crustáceos que foram estocados antes do período de impedimento, que acontece de 6 a 11 e 21 a 26 de janeiro, de 4 a 9 e 19 a 24 de fevereiro, e de 6 a 11 e 21 a 26 de março. As datas são correspondentes aos períodos de lua cheia e lua nova.

A “andada” dos caranguejos é o período em que os animais percorrem o manguezal, se acasalam e liberam os ovos. Para que isto ocorra, a pesca é proibida em um período de 30 dias nos estados do Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia.

Confira o vídeo com a entrevista com o superintendente do Ibama em Sergipe, e com alguns vendedores, que relatam como fica a comercialização dos caranguejos durante o defeso.

Por Monique Garcez

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais