Deso garante investimentos para evitar desabastecimento

Encontro aconteceu nesta sexta-feira, 20 (Fotos: Portal Infonet)

O diretor-presidente da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), Carlos Fernandes de Melo Neto, garantiu que o órgão está realizando investimentos para evitar o abastecimento de água na capital e interior do estado.

A afirmação foi feita ao Portal Infonet nesta sexta-feira, 20, durante um evento alusivo ao Dia Mundial da Água [comemorado oficialmente dia 22 de março], que teve por objetivo discutir a importância da água e sua gestão sustentável.

Carlos Fernandes de Melo explicou que Deso já implementou um projeto de Combate às perdas de água. “A nossa preocupação hoje com o dia da água não são as obras que precisam ser feitas, mas sim, o que a gente precisa ter de preservação. A Deso iniciou um processo de combate às perdas, que são esses furtos e vazamentos que precisam ser tirados de forma enérgica. Esse programa de redução de perdas precisa ser enfrentado com seriedade e a meta do governo é para ser eficiente e minimizar o desperdício e a perda de água. Dividimos Aracaju em microrregiões. Cada região tem um macro medidor que vê a água que entra e a gente monitora a pressão e a vazão dentro do medidor, ou seja, daqui da Deso, a gente sabe se há vazamento ou se alguém perfurou a rede”, afirma.

O diretor-presidente da Deso Carlos Fernandes de Melo 

Em fevereiro deste ano, inúmeros foram os transtornos sofridos pela população por conta do desabastecimento da água. Os bairros Coroa do Meio e Atalaia ficaram sem água por conta de um vazamento que provocou a diminuição da pressão na rede de distribuição. Diversas escolas na grande Aracaju tiveram as atividades interrompidas por conta da suspensão do abastecimento.

Apesar dos investimentos que estão sendo realizados, Carlos Fernandes de Melo confirmou que problemas pontuais podem ocorrer. “Lógico que temos problemas operacionais pontuais, ou seja, vira e mexe quebra uma adutora, falta energia e temos problema de bomba. Há muito furto de água e temos que encarar sério este problema, porque a população precisa denunciar”, informa.

Investimentos

A Deso já iniciou diversos investimentos que garantirão água para toda a população sergipana. “O governo do estado, através da Deso, fez diversas obras que garantiram essa água chegar a todas as casas. Hoje apesar da seca, não temos problema de abastecimento de água em nenhuma cidade sede municipal no estado de Sergipe. As obras garantiram que essa água saísse dos rios e chegasse em nossas casas. Se os rios continuarem com a vazão que estão, temos garantia pelos próximos 25 anos de abastecimento. Aqui em Aracaju foi feita a barragem do Rio Poxim que está completa, ou seja, nos garante um abastecimento de toda a região metropolitana e no interior com a implantação de novas adutoras”, afirma. 

Por Aisla Vasconcelos

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais