Empreendedores do setor de reparação de veículos formam associação

Mais um segmento empresarial sergipano despertou para o trabalho coletivo. Dessa vez foram micro e pequenas empresas da grande Aracaju do seguimento de reparação de veículos, retificadores e prestadores de serviços nas áreas de lanternagem, pintura, auto elétrica, alinhamento e balanceamento, que formaram a Rede Auto Reparo – Associação de Serviços e Peças Automotivas de Sergipe (ASPAS).

O grupo começou a ser formado em junho de 2010, mas foi em fevereiro desse ano que a Associação passou a existir legalmente. “Fizemos um trabalho de sensibilização, mostrando para os empreendedores a importância de unirmos forças e formarmos uma Rede. O papel do Sebrae foi fundamental, pois tivemos oportunidade de participar de palestras sobre como montar uma associação e os benefícios que poderiam ser gerados. A Instituição também apoiou em todo o processo de legalização”, explica João Almeida de Souza, presidente da ASPAS.

Segundo o superintendente Lauro Vasconcelos, o Sebrae também viabilizou que os empreendedores participassem de capacitação na área de inovação tecnológica. Os próximos treinamentos serão sobre gestão, controle financeiro, formação de preços de produtos e serviços. “É fundamental que o empreendedor tenha conhecimento do seu negócio, saiba calcular o preço correto do produto ou serviço que está sendo ofertado. Que ele tenha lucro e ofereça um preço compatível com mercado, tenha um empreendimento competitivo”, explica Lauro Vasconcelos.

Vantagens da Rede

Para o Presidente da Associação, o que motivou a criação da Rede foi promover a melhoria da classe. “Unidos somos mais fortes, podemos pleitear das instituições de fomento apoio para participar de uma missão empresarial, estar presente em eventos realizados em outros estados, ter acesso a capacitações”, afirma João Almeida.

A associação já conta com 60 integrantes, 35 já são formalizados e o restante está em processo de formalização. “O pessoal está trabalhando para sair da informalidade. Alguns, inclusive, perceberam que uma excelente alternativa é se tornar Micro Empreendedor Individual”, diz o presidente.

Projeto

O Projeto de Modernização do Setor de Reparação de Veículos da Grande Aracaju tem como objetivo fortalecer o segmento por meio da melhoria da qualidade dos serviços prestados, aumentando competitividade a partir do aprimoramento da gestão, tecnologia e estrutura das empresas de forma a elevar o nível de satisfação dos colaboradores e clientes.

Ele será executado até 31 de dezembro de 2012, e tem como foco estratégico melhorar a qualidade dos serviços por meio de um modelo de sistema de gestão, viabilizando a conquista de novos clientes. Também faz parte de suas ações promover a qualificação da mão-de-obra, promover a modernização e a capacitação tecnológica do setor, reduzir os resíduos gerados, estimular a formação da cultura da cooperação, acesso ao crédito para ampliação e melhoria da estrutura física, compras conjuntas, divulgação conjunta, realização e participação de eventos do setor dentro e fora do Estado, trabalhar o Design dos serviços, fachadas e produtos.

O Projeto é desenvolvido pela Unidade de Atendimento Coletivo do Sebrae, em parceria com a Associação de Serviços e Peças Automotivas de Sergipe. Informações no telefone (79) 2106-21067752 e 2106-772, com Maneca Sobral.

Fonte: Sebrae

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais