Examinadores suspendem testes práticos no Detran

Momento em que os examinadores suspenderam o atendimento (Foto: reprodução video enviado por seguidor de Aracaju Agora Notícias/Facebook)

Os examinadores do Departamento Nacional de Trânsito (Detran) suspenderam os testes práticos para a concessão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), que habilitam alunos para conduzir motocicletas e veículos de quatro rodas. As avaliações práticas estão suspensas desde a tarde da segunda-feira, 5, data em que o Governo do Estado publicou decreto com medidas para conter despesas públicas. Com a suspensão das provas práticas, 250 candidatos, na capital e no interior, deixaram de ser avaliados entre a segunda, 5, e esta terça-feira, 6, segundo a assessoria de imprensa do Detran.

De acordo com informações do Sindicato dos Servidores do Detran de Sergipe (Sindetran/SE), Thiago Bonfim, a medida provocou redução de 50% do valor da gratificação destinada aos examinadores de trânsito, que aplicam os testes práticos para habilitar os candidatos que tentam a emissão da CNH. Segundo o presidente do sindicato, com as medidas anunciadas pelo Governo do Estado, a gratificação estabelecida em R$ 800,00 cai para o patamar de R$ 400,00.

Medidas para conter gastos

A assessoria de imprensa do Detran informou que se trata de medida administrativa adotada pelo Poder Executivo e que os gestores do órgão estão tentando buscar alternativas para não penalizar todos aqueles que dependem destes serviços.
A assessoria da Secretaria de Estado do Planejamento e Gestão (Seplag) informou que a medida integra o pacote contido em decreto do Governo do Estado publicado na segunda-feira, 5, que vigora em data retroativa ao dia primeiro de fevereiro deste ano com a finalidade de conter os efeitos da crise, tendo como prioridade a regularidade do pagamento dos salários dos servidores e da folha dos inativos.

A assessoria informou que as medidas para contornar a crise são necessárias e não há como o Governo retroceder para atender ao pleito dos examinadores do Detran. As medidas, conforme a assessoria, afetam todos os órgãos públicos da administração direta e indireta e todos os gestores devem se adequar para garantir o funcionamento da máquina administrativa sem prejudicar os usuários.

Assista ao vídeo enviado por seguidora do Aracaju Agora Notícias

Por Cássia Santana

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais