Fundat entrega certificados a feirantes nesta segunda

0
Aulas de higiene e manipulação aconteceram no mercado do A. Franco (Foto: Divulgação Fundat)

Desde agosto, a Prefeitura de Aracaju vem realizando a capacitação dos feirantes e vendedores ambulantes da capital, quando deu início ao curso de Implantação Orientada do Programa de Alimentos Seguros (PAS) – ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) a partir da parceria firmada com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Sergipe (Sebrae/SE). Nesta segunda-feira, 24, às 14h, 490 alunos que participaram do curso até o mês de outubro receberão o certificado de conclusão, em evento que acontece no auditório do Centro de Convenções de Sergipe.

A solenidade de entrega dos certificados marca o término de 38 turmas, sendo que outras seis ainda estão em andamento durante este mês. No total, até o final de novembro, serão mais de 600 concluintes. Ao encerrar o curso, os alunos estão aptos a comercializar no espaço público conforme as normas da RDC 216/04, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A iniciativa de qualificar os profissionais que atuam neste ramo é resultado de uma ação conjunta entre a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e Vigilância Sanitária, graças à mobilização do Sebrae/SE – que convidou o Senac para ser a instituição responsável pela capacitação.

Aprendizado

Com carga horária de 15h, as aulas de higiene e manipulação de alimentos foram divididas em 8h teóricas, realizadas nas dependências do Mercado do Conjunto Augusto Franco; e 7h práticas, diretamente nos pontos de venda dos comerciantes. Como parte integrante da capacitação, os participantes ainda receberam orientações das equipes da Fundat e do Sebrae/SE  acerca da formalização como microempreendedor individual (MEI).

Aqueles que finalizaram o curso têm prioridade nos sorteios que definem quais feirantes poderão participar das licitações para ocupação das feiras livres e mercados, bem como quais vendedores ambulantes trabalharão nas festas que constam no calendário municipal. Assim, do mesmo modo que os trabalhadores adquirem novas técnicas e práticas, os aracajuanos se beneficiam ao consumir alimentos oriundos de ambientes salubres e higienizados.

Fonte: Ascom Fundat

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais