Governo de SE discute projetos para o Complexo Industrial Portuário

Reunião realizada na Sedetec, contou com a participação de diretores da Cehop, Sedurbs, Adema e Codise (Foto: ASN)

Com o objetivo de iniciar as tratativas para o desenvolvimento de projetos para o Complexo Industrial Portuário, o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia, José Augusto Carvalho, realizou na última quinta-feira (4), uma reunião com representante da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Sedurbs), diretores da Companhia Estadual de Habitação e Obras Públicas (CEHOP), e presidentes da Administração Estadual do Meio Ambiente e Companhia de Desenvolvimento Econômico de Sergipe (Codise).

O Complexo Industrial Portuário de Sergipe foi criado por meio da Lei no 8.569, de 02 de setembro de 2019, com o objetivo de incentivar o desenvolvimento econômico e a geração de empregos na região em que está localizado, nos municípios de Barra dos Coqueiros, Santo Amaro das Brotas, Laranjeiras e Maruim. A consolidação do Complexo está contemplada como uma das metas prioritárias da atual gestão estadual, incluída no planejamento estratégico da Sedetec.

Durante a reunião, representantes da Sedetec e da Codise apresentaram a proposta de implantação de dois distritos industriais e de toda a infraestrutura para atendimento das necessidades na região que compõe o Complexo Industrial e Portuário. “Estamos buscando definir o melhor encaminhamento a ser dado para essa região que será fundamental para o sucesso da política de desenvolvimento que está sendo implementada pelo Governo do Estado, principalmente no âmbito do petróleo e gás natural”, frisou o secretário José Augusto Carvalho.

Esta foi a primeira reunião envolvendo todos estes órgãos do Governo e proposta inicial é desenvolver um “estudo conceitual” com a junção das informações disponíveis, escolha das áreas e elaboração do termo de referência para a contratação dos projetos em seguida. “Já dispomos de alguns dados topográficos e cadastrais que poderão auxiliar nas primeiras análises e escolha preliminar das áreas”, explicou o assessor técnico da Sedetec, Marcelo Menezes. Na próxima segunda-feira será feita uma nova reunião, desta vez com a presença também do secretário Ubirajara Barreto e de representantes da DESO e DER.

“A participação na Sedurbs neste processo é muito importante, não só com a própria secretaria, mas também com os órgãos vinculados, pois estamos construindo um parque que é de grande relevância para o Estado. Outras reuniões devem acontecer para chegarmos a um denominador comum quanto às características do parque em si, e sem dúvidas será uma construção coletiva e muito importante para o desenvolvimento de Sergipe”, destacou a superintendente executiva da Sedurbs, Deborah Dias.

Participaram da reunião o presidente da Adema, Gilvan Dias, o diretor presidente da Cehop, Caetano Quaranta, a diretora de operações e serviços da Cehop, Rosina Vieira, e o diretor técnico da Companhia, Antônio Carlos dos Santos. Estiveram presentes também o presidente da Associação das Empresas do Distrito Industrial de Nossa Senhora do Socorro (ASSEDIS),  Hiro Hayasi, além de técnicos da Sedetec e Codise.

Fonte: ASN

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais