Governo discute ações em CT&I durante Fórum

(Foto: Divulgação)

O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), Saumíneo Nascimento, participou do Fórum Nacional dos Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação – CT&I (Consecti), que acontece em Cuiabá, no Estado de Mato Grosso. O evento que acontece até esta sexta-feira, dia 21, reúne secretários estaduais de CT&I de todo o país na construção de um novo plano para a ciência brasileira. 

Durante a abertura do encontro, realizada na quinta-feira, 20, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Clelio Campolina, destacou que os titulares das secretarias devem ampliar as ações, a fim de intensificar o trabalho das fundações de amparo à pesquisa (FAPs), que têm entre os objetivos estimular e financiar projetos locais de pesquisa e desenvolvimento (P&D). “Os secretários terão o papel de elaborar os parâmetros para a política que iremos construir e para que ela seja integradora e se efetive é necessário construir e fortalecer os planos regionais que vão contemplar estratégias e demandas locais”, disse o economista.

De acordo com Saumíneo Nascimento, estão sendo discutidas as políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação nos Estados, o desenvolvimento de ações para fortalecer os Parques Tecnológicos, além de tratar sobre a captação de recursos junto às agências nacionais de ciência e tecnologia, a exemplo do Capes, CNPQ, Finep e outras que venham fortalecer a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado (Fapitec). “Vamos participar de uma reunião específica sobre a construção de um Plano de Ciência e Tecnologia para a Região Nordeste e diversos outros temas que visem reforçar a atuação dos Estados brasileiros em Ciência, Tecnologia e Inovação”, disse o secretário.

Acompanhado do presidente da Fapitec, José Ricardo Santana, que fez parte do dispositivo de abertura do fórum na condição de vice-presidente do Conselho das Fundações de Apoio a Pesquisa do Brasil, Saumíneo Nascimento destacou que a Fapitec, o Sergipetec e o Instituto Tecnológico e de Pesquisa de Sergipe (ITPS) são as instituições vinculadas à Sedetec que atuam em prol do fomento da Ciência, Tecnologia e Inovação em Sergipe. “Nessa área também estamos com obras em fase adiantada das novas instalações do Sergipetec”, divulgou o secretário.

Encontro de ideias

Presente na abertura do evento, o presidente do Consecti, Jadir Péla, lembrou que os secretários estaduais participam do processo de construção de políticas públicas, como o Projeto de Lei 2.177/11, que prevê aperfeiçoamento nas legislações reguladoras das atividades de P&D. “A entidade está aberta ao diálogo e este é um importante momento para alinhar as metas e promover a integração das ações”, finalizou.

O secretário executivo do MCTI, Luiz Antonio Elias, que ministrou a palestra “A Lei de Inovação – dez anos de fomento à pesquisa tecnológica”, lembrou que o mecanismo deve ser aprimorado. “Quando a lei foi criada, em 2004, o cenário das pesquisas era outro. A atualização da legilsação deve acontecer com a participação dos gestores estaduais que lidam com as questões locais relacionadas à ciência, tecnologia e inovação”, afirmou.

Desde que assumiu o MCTI, no último dia 17, esse foi o primeiro encontro entre o ministro Clelio Campolina com representantes dos governos estaduais. Durante o evento, que tratou também sobre o tema “Educação e sustentabilidade”, o ministro Campolina destacou que o sistema educacional é primordial para a inovação. Outro item destacado por ele foi a relação entre crescimento econômico e desenvolvimento sustentável. “Se falarmos em modernização, é imprescindível trazer para as nossas preocupações a questão ambiental. O assunto será central na elaboração das ações estratégicas para todas as regiões do país”, afirmou Campolina.

Fonte: Sedetec com informações da Ascom do MCTI

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais