Governo libera eventos, clubes e aumenta flexibilização em bares

Governador anunciou novas medidas nesta quinta-feira (Foto: Mário Sousa)

Com as três fases progressivas de flexibilização já autorizadas (laranja, amarela e verde), o Governo de Sergipe começou, nesta quinta-feira, 10, a aumentar a flexibilização dos setores que já estavam abertos e a permitir o funcionamento de algumas atividades especiais. Eventos específicos com até 100 pessoas, clubes sociais, atividades em drive-in e shows voz e violão em bares, por exemplo, foram algumas das novidades do decreto apresentado no final dessa manhã.

De acordo com o governador do Estado, Belivaldo Chagas (PSD), os eventos corporativos com até 100 pessoas poderão ser realizados, de acordo com o tamanho do espaço para acomodação do público. Já os eventos pelo modelo drive-in (em que o público permanece em seu veículo), também foram autorizados, com regulamentação que deve ser estabelecida pelas prefeituras municipais. Casamentos, aniversários, formaturas e similares também foram autorizadas, respeitando a quantidade máxima de até 50 pessoas. Haverá ainda um protocolo específico para este setor, a partir de 21 de setembro.

Clubes sociais, esportivos e similares, estão liberados a partir do dia 15, de terça à domingo, sem restrição de horário. Bares e restaurantes desses locais poderão funcionar com 50% da capacidade e desinfecção nas segundas-feiras.

Os órgãos da administração pública estadual, segundo o governador, voltarão a partir do dia 14. Eles funcionarão com 50% dos servidores, de segunda à sexta, das 7h às 13h.

O que também já será liberado são alguns cursos livres, de atividades extracurriculares e técnicos, desde que respeitem 50% da capacidade da sala de aula e com a condição de que alunos com menos de 10 anos de idade não poderão frequentar as aulas. Já os cursos pré-vestibulares ainda não estão liberados. Eles serão discutidos nas próximas reuniões.

Flexibilização de outros setores

O governador também aumentou a flexibilização para setores que já estavam em funcionamento. Os bares e restaurantes, a partir do próximo dia 25, poderão colocar shows com voz e violão para o seu público. Outra medida anunciada é que os estabelecimentos já poderão funcionar entre as 6h às 00h, com 75% da capacidade. Rodízios, self service e buffet estão permitidos.

As academias de ginástica, musculação, luta e similares, a partir do dia 14 poderão abrir todos os dias, sem restrição de horário, com capacidade de 75%.

Templos religiosos, empresas de call centar e shoppings também já têm autorização para ampliar a capacidade de público para 75%.

Por Ícaro Novaes

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais