IGP-M tem deflação de 0,07% na primeira prévia

(Foto: Arquivo Portal Infonet)

A primeira prévia de outubro do Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), usado no reajuste de contratos de aluguel, teve deflação (queda de preços) de 0,07%. Na primeira prévia de setembro, havia sido registrada uma inflação de 0,26%. Segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV), o IGP-M acumula taxas de inflação de 1,69% no ano e 2,59% em 12 meses.

A queda da taxa entre setembro e outubro foi puxada principalmente pelos preços no atacado, medidos pelo subíndice de Preços ao Produtor Amplo, que caíram 0,24% na primeira prévia de outubro. Em setembro, eles tinham subido 0,31%.

Outra contribuição veio do subíndice do Custo da Construção, cuja taxa de inflação recuou de 0,12% em setembro para 0,09% em outubro. Por outro lado, a inflação no varejo, medidos pelo subíndice de Preços ao Consumidor, avançou de 0,18% na primeira prévia de setembro para 0,3% na primeira prévia de outubro.

A primeira prévia de outubro do IGP-M foi medida com base em preços coletados entre os dias 21 e 30 de setembro.

Fonte: Agência Brasil

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais