Infonet traz dicas para melhorar velocidade de sua rede Wi-Fi

Carla Bastos, técnica em Redes de Computadores, explica o que pode ser feito para melhorar velocidade do wi-fi

Essencial em nosso cotidiano, o acesso à internet e as conexões Wi-fi se tornaram populares entre os brasileiros. Mas para manter uma bom sinal de internet são necessários alguns cuidados. Quem traz as dicas é Carla Bastos, técnica em Redes de Computadores, que atua no suporte técnico da Infonet.

A primeira dica é pedir ajuda de um profissional na hora de contratar o pacote de internet. “Aquelas pessoas que utilizem jogos online ou tem filhos que adoram esse tipo de brincadeira devem aderir um pacote com velocidade maior. A dica também vale para as famosas ‘blogueirinhas’ que fazem vídeos e fazem stories para o instagram o tempo inteiro”, explica.

Outro ponto importante é estar atento à localização do roteador. Nada de colocá-los diante de superfícies espelhadas ou em locais fechados. “Tem pessoas que colocam o roteador trancado no armário, embaixo de mesa ou de frente para locais espelhados. Todas essas situações interferem no desempenho do equipamento e dificultam a propagação do sinal via wi-fi”, alerta.

Adquirir o roteador de maneira correta também ajuda no desempenho da internet. “Os roteadores básicos atendem à demanda de residências pequenas, mas no caso de uma empresa ou residência de grande porte, é importante uma avaliação técnica, pois nesse caso, equipamentos mais simples podem ocasionar pontos mortos de sinal e não transmitir a velocidade real contratada”, comenta.

Mas se o pacote de velocidade é adequado para a sua demanda de internet e o roteador está no local indicado, mas há dificuldade para uso do Wi-Fi, a dica pode ser o uso de repetidor. “O equipamento funciona como um amplificador de sinal que vai levar internet às áreas nas quais o primeiro roteador não alcança. Mas antes de instalar, é preciso ajuda de um técnico para garantir que o repetidor é a melhor solução para aquele cenário”, aconselha.

A boa e velha dica da senha forte ainda é válida. Nada de colocar datas de nascimento ou datas comemorativas. “As pessoas devem evitar senhas de fácil combinação, alfanuméricas (abc123), datas de nascimento e datas comemorativas. Também não é aconselhável deixar a rede aberta. Ao utilizar senhas fortes, as pessoas evitam o roubo e a exposição de sua rede”, detalha.

Da mesma maneira que a gente recebe e-mails com links suspeitos, existem aplicativos que oferecem o mesmo risco. “É preciso cuidado com falsos aplicativos. Quando instalados, eles pegam dados de sua rede e causam prejuízos”, alerta.

 

por Verlane Estácio

 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais