IR: apenas 26% prestaram contas à Receita Federal

0
Apenas 26% prestam contas ao Leão (Foto: Arquivo)

Em Sergipe, apenas 26,4% dos contribuintes prestaram contas à Receita Federal. Dos 200 mil estimados, apenas 52.925 contribuintes apresentaram a declaração do Imposto de Renda à Receita Federal neste ano. O prazo será encerrado no próximo dia 30 de abril e os contribuintes podem tirar dúvidas no Plantão da Receita Federal que funciona na sede do órgão em Sergipe entre às 7h e 13h de segunda-feira a sexta-feira.

Segundo informações do auditor Nilson Lima, supervisor do Programa de Imposto de Renda da Receita Federal em Sergipe, o número de contribuintes que apresentaram declaração de imposto de renda à Receita Federal até o domingo, 29, é superior em 24,94% ao número de declarações apresentadas neste mesmo período do ano passado, quando a Receita recepcionou 42.358 declarações dos contribuintes sergipanos. Para este ano, há perspectiva de aumento de algo em torno de 8,1% no número de declarações, em relação aos 185 mil contribuintes que declararam imposto de renda no ano passado.

Dúvidas

Uma das principais dúvidas está relacionada às informações sobre rendimentos obtidos através de decisão judicial. Conforme Nilson Lima, a instituição financeira deve fazer os repasses do Imposto de Renda na fonte e transmitir as informações completas ao contribuinte beneficiado.

Em caso dos pais pagarem plano de saúde para filhos que têm renda própria e, consequentemente, não são mais dependentes, os valores pagos poderão ser dedutíveis da declaração feita pelos filhos e não pelos pais, conforme os esclarecimentos do supervisor Nilson Lima.

Quanto aos medicamentos, os valores gastos só poderão ser dedutíveis do Imposto de Renda quando o montante estiver incluído na conta hospitalar. O ideal, segundo Nilson Lima, é o contribuinte ter o certificado digital. Mas não tendo, o contribuinte deve criar um código de acesso às informações disponíveis no próprio sistema da Receita Federal.
Para ter acesso, o contribuinte pode criar uma senha específica no próprio site da Receita Federal para acompanhar os dados e fazer as retificações necessárias, em caso de detectar inconsistências nas informações declaradas. Para os problemas mais complexos, os contribuintes devem procurar a equipe de Plantão na sede da Receita Federal.

Por Cássia Santana

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais