ITPS fiscaliza 22 mil brinquedos no Estado de Sergipe

Pais devem ficar atentos ao selo de certificação do Inmetro (Fotos: Arquivo Portal Infonet)

O Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS), realizou no período de 29 de setembro a 3 de outubro de 2014, uma Operação Especial voltada para a fiscalização de brinquedos, por conta do Dia da Criança, comemorado no próximo domingo, 12. Dos 22 mil itens fiscalizados, apenas 13 não apresentavam o selo de certificação do Inmetro, um percentual de 0,06%.

De acordo com o gerente executivo de Metrologia e Qualidade do ITPS/SE, Miguel Ângelo Seixas, além dos brinquedos, foram fiscalizados berços infantis, bicicletas para uso infantil e os chamados dispositivos de retenção para crianças [cadeirinhas de veículos]. “Essas ações são realizadas ao longo do ano, mas intensificadas durante os períodos de datas comemorativas. Para se ter uma ideia, de janeiro a setembro já foram verificados 109 mil amostras de brinquedos e destes, um mil não apresentaram o selo, num percentual de 0,92%”, informa.

Miguel Ângelo: "Todos os itens apreendidos sem certificação serão destruídos"

Miguel Ângelo disse ainda que todos os itens apreendidos sem certificação serão destruídos, e os responsáveis [fabricantes ou importadores] serão penalizados de acordo com a lei e fez um alerta aos pais e às pessoas que estão comprando brinquedos para o Dia das Crianças.

“O consumidor que encontrar qualquer problema deverá ligar para o o telefone 3179-8055 ou fazer a reclamação pelo e-mail: ouvidoria@itps.se.gov.br”, enfatiza.

A Operação Especial foi realizada em estabelecimentos comerciais de Aracaju e de alguns dos municípios sergipanos.

Por Aldaci de Souza

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais