Lançamento do Plano Nacional de Cultura Exportadora

Lançamento do Plano aconteceu em Brasília (Foto: Ascom MDIC)

O Estado de Sergipe, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), esteve presente no lançamento do Plano Nacional da Cultura Exportadora, ocorrido nesta quarta-feira, 22, em Brasília-DF, durante a reunião do Conselho Nacional de Secretários de Desenvolvimento Econômico (Consedic). Na oportunidade, o presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), Maurício Borges, entregou ao secretário da Sedetec, Saumíneo Nascimento, uma via do Plano Nacional da Cultura Exportadora com o Plano de Ação para o Estado de Sergipe.

O Plano Nacional da Cultura Exportadora visa coordenar e promover ações de desenvolvimento e difusão da cultura exportadora nas Unidades da Federação. Sergipe faz parte dos 22 Estados que participam do Plano, que tem 5 eixos de atuação: cultura exportadora; inteligência comercial e competitiva; ambiente de negócios; diversificação e qualificação da pauta exportadora; e promoção comercial.

Durante o evento, no auditório da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Fernando Pimentel, destacou que o Brasil faz parte hoje do clube das economias desenvolvidas do mundo. “Isso é um fato consolidado e precisamos compreender os desafios que estão pela frente”, disse o ministro.

A secretária de Comércio Exterior do MDIC, Tatiana Lacerda Prazeres, que coordena o Plano Nacional da Cultura Exportadora, disse que a ideia é ainda desconcentrar, regionalmente, as exportações brasileiras. “O objetivo é mobilizar e capacitar gestores públicos, empresários de pequeno e médio porte, e profissionais de comércio exterior para aumentar e qualificar a base exportadora”, explicou a secretária.

Sergipe

A partir de agendas de trabalho construídas com os governos estaduais, foram elaborados Mapas Estratégicos (14 Estados) e Planos de Ação (8 Estados) de Comércio Exterior. Para cada Estado, foram selecionados setores estratégicos para o comércio exterior com definição das respectivas ações e atividades. A execução do Plano será acompanhada online pelo Sistema de Informações Gerencias (SIG) para avaliação das ações.

Para Sergipe, inicialmente os setores estratégicos para a implantação do Plano são os de agroindústria (alimentos e bebidas), biocombustíveis (álcool), calçados, cosméticos, madeira e móveis, metal mecânico, minerais não metálicos, tecnologia da informação e comunicação e têxtil e confecção.

No Plano de Sergipe, consta uma matriz consolidada pelo MDIC com as ações planejadas pelo Estado, destacando-se o atendimento de empresas pelo Projeto Extensão Industrial Exportadora (PEIEX), envolvendo a Apex e a Federação das Indústrias de Sergipe/IEL; as capacitações do Banco do Brasil; as possibilidades de financiamento às exportações pelo BNDES; programas de inteligência comercial e encontros de negócios via a Confederação Nacional da Indústria; dentre outros; com o próprio Ministério do Desenvolvimento.

*Com informações do MDIC e Sedetec

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