Lidera Turismo traz oficina sobre gestão empreendedora

0
A ação faz parte das atividades do Programa Lidera Turismo

Empresários do trade turístico de Aracaju e gestores públicos do segmento estiveram reunidos na capital sergipana, para uma oficina sobre “Gestão Empreendedora do Turismo”. A ação faz parte das atividades do Programa Lidera Turismo, desenvolvido pelo Sebrae/SE, em parceria com a Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo (SEMICT).

Na oportunidade, o secretário municipal de Turismo de Maceió, Jair Freire Neto, apresentou as boas práticas de gestão empreendedora do turismo na capital alagoana. Segundo Jair, o grande desafio do segmento é a gestão participativa entre os envolvidos da área para o desenvolvimento e fortalecimento do setor turístico.

“É importante que seja implantada uma política pública voltada para um modelo de gestão compartilhada entre as esferas de governo municipal, estadual e federal, em total cooperação com a iniciativa privada. Dessa forma, será possível fazer uma gestão turística que privilegia o interesse comum e que todos possam compartilhar da mesma tomada de decisão”, explica o secretário.

Destino Turístico Inteligente

O Programa Lidera Turismo atua numa metodologia com o objetivo de transformar Aracaju num Destino Turístico Inteligente, a partir de ações voltadas para a governança local.  A oficina desta quinta e as demais atividades do programa abordam temáticas sobre a visão sistêmica de sustentabilidade e interdependência, inovação e experiência (conhecimento, tecnologia e vivência) e gestão empreendedora.

O secretário municipal de Turismo de Maceió, Jair Freire Neto, apresentou as boas práticas de gestão empreendedora do turismo na capital alagoana 

De acordo com a analista do Sebrae/SE, Bianca Faria, o propósito do programa é de gerar um planejamento estratégico para o turismo aracajuano, com o apoio do trade turístico local e de lideranças do segmento. Além das oficinas com especialistas, o Lidera Turismo também realiza consultorias, tutorias, seminários técnicos e workshop de projetos.

“Hoje estamos na quarta oficina que trata da Gestão Empreendedora do Turismo. Além de trabalharmos o conhecimento e a geração desse plano estratégico, trouxemos o secretário de turismo de Maceió, para que ele apresentasse a gestão empreendedora da cidade e pudéssemos fazer essa troca de experiência. Maceió é um caso de sucesso na área da gestão turística”, explica Bianca.

A presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Sergipe (ABIH/SE), Daniela Mesquita, acredita que planejando e envolvendo toda a cadeia do turismo, será possível gerar resultados significativos para o turismo aracajuano. “No turismo não tem segredo. É preciso planejamento e boa vontade de execução, e isso é um grande desafio. Com o Lidera Turismo já houve um grande passo nesse sentindo”, avalia.

Fonte e foto: ascom Sebrae

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais