MPF/SE recomenda que Caixa dê acesso a contratos durante feirões

0

Feirão de imóveis começa nesta quarta
O Ministério Público Federal em Sergipe (MPF/SE) recomendou à Caixa Econômica Federal que facilite o acesso de clientes à minuta de contrato de financiamento de imóveis, inclusive durante os Feirões da Casa Própria, promovidos pelo banco. Após receber denúncia de clientes, o MPF constatou que os estandes de exibição de empreendimentos financiados pela Caixa não disponibilizam os modelos de contratos de compra e financiamento.

Desta forma, os consumidores são obrigados a fechar negócio tendo apenas conhecimento do modelo de proposta. O procurador da República Rômulo Almeida, que assina a recomendação, esclarece que em casos como este, em que o comprador não está sendo adequadamente informado, o contrato pode ser revisto. “Tal conduta representa grave afronta aos direitos do consumidor, consagrados constitucionalmente, em especial o direito à informação”, destaca o procurador.

A recomendação pede que a Caixa, e também as construtoras e imobiliárias que ofertam imóveis financiados pelo banco, disponibilizem aos seus clientes a minuta do contrato de compra e financiamento, inclusive durante os Feirões da Casa Própria. Caixa, construtoras e imobiliárias terão prazo de cinco dias para informar ao MPF se acataram a recomendação e comprovar que estão cumprindo.

As instituições não são obrigadas a cumprir as ações recomendadas, mas caso não o façam, o MPF deverá tomar as medidas judiciais cabíveis.

Fonte: MPF

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais