Nível geral de preços sobe 0,37% em Aracaju

Nível geral de preços sobe 0,37% em Aracaju; números são referentes ao mês de maio

Foram divulgados pelo Instituto Nacional de Geografia e Estatística (IBGE) os primeiros dados de Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) para a capital sergipana. Os números são referentes ao mês de maio deste ano e mostram o comportamento do consumidor aracajuano no período.

Para os consumidores que recebem de um a cinco salários mínimos, os números de referência são do INPC, que objetiva a correção do poder de compra dos salários da população assalariada e que é mais sensível à variação de preços do mercado; e IPCA, que mede a inflação de produtos e serviços do varejo para pessoas com rendimentos entre um e quarenta, salários mínimos.

O nível geral de preços dos produtos teve um aumento de 0,37%, próximo à média nacional, que foi de 0,40%. O índice da inflação, acumulado nos últimos 12 meses, foi de 2,86%.

Denise Cordovil destaca crescimento e redução do preço de grupos como combustíveis e planos de saúde (Foto: Portal Infonet)

A analista da Coordenação de Índices de Preços do IBGE, Denise Cordovil, falou sobre os setores que registraram aumento. “Os destaques entre os grupos importantes nas despesas dos consumidores são de habitação, transportes e saúde e cuidados pessoas. A tarifa de energia elétrica subiu em 9,85% e foi a principal destaque positivo, seguido da gasolina, que aumentou 4,90%. Planos de saúde tiveram acréscimo de 1,07%”.

O setor de alimentos e bebidas, por outro lado, que correspondem a 29,4% no IPCA e 34,5% no INPC, teve uma queda na precificação que girou em torno de 0,18% e 0,10%, respectivamente. “Essas informações são relevantes para ver como variam os preços de itens importantes nas despesas das famílias. Isso mostra como muda o poder de compra. O IPCA é usado como indicador de meta de inflação e o INPC como indexador de contratos, referência para reajuste de salário mínimo… impactam diretamente na vida da população”, destacou Cordovil.

Por Victor Siqueira 

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais