No 1º semestre, foram vendidos mais de 7.600 veículos novos

Foram vendidos mais de 7.600 veículos novos em Sergipe (Foto: Arquivo Infonet)

Análise realizada pelo Boletim Sergipe Econômico, parceria do Núcleo de Informações Econômicas (NIE) da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES) e do Departamento de Economia da UFS, com base nos dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (FENABRAVE), indicou que as vendas de veículos novos no estado totalizaram 1.183 unidades, em junho deste ano.

O número de veículos novos aqui referido, diz respeito à soma dos montantes de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus licenciados, pela primeira vez, no período em análise. O primeiro emplacamento do veículo é considerado como venda, por causa do prazo estabelecido em lei para isto. Ou seja, o prazo é de 15 (quinze) dias consecutivos após a data de saída do veículo da loja, localizada no estado.

Em termos relativos, verificou-se queda de 8,2%, em relação às vendas de junho do ano passado. No comparativo com o mês imediatamente anterior, o último mês de maio, também se observou queda, porém de 6%.

Mesmo com essas variações negativas, as vendas de veículos acumuladas no ano (janeiro a junho), no estado, apresentaram elevação de 0,4%, sobre o mesmo período do ano passado. Ao todo foram comercializados 7.669 veículos novos.

Vendas por segmento em Junho/2018

As vendas de automóveis e comerciais leves chegaram a 1.139 unidades, apresentando retração de 8%, em relação a junho de 2017. Quando comparado com o mês imediatamente anterior, maio último, também se notou queda, porém de 5,9%. Nos seis primeiros meses do ano corrente, as vendas nesse segmento recuaram 0,9% em relação ao mesmo intervalo de 2017.

Entre os veículos pesados, o segmento de caminhões registrou a comercialização de 35 unidades, no mês analisado. De janeiro a junho deste ano, foram vendidas 293 unidades, registrando incremento de 62,8% nas vendas, quando comparado com o mesmo período do ano anterior.

Por sua vez, o segmento de ônibus comercializou apenas nove unidades no mês de junho último. No acumulado do ano, as vendas chegaram as 29 unidades.

Outros segmentos em Junho/2018

As vendas e o licenciamento de ciclomotores, motocicletas e motonetas, a partir de 50 cilindradas, de acordo com a Lei 13.154/2015, somaram 908 unidades, no mês em análise, assinalando queda de 8%, na comparação com o mês de junho do ano passado. Já em relação ao último mês de maio, a queda foi de 23,3%. No acumulado do ano, foram vendidas 6.630 unidades.

Fonte: NIE/FIES

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais