Parque eólico começa construção este ano

Uma boa notícia: o parque de energia eólica começa a ser construído até o final do ano pela empresa sergipana Energen Energias Renováveis S.A., que participou de leilão da ANEEL no ano passado e recebeu autorização do Ministério de Minas e Energia para estabelecer-se como produtor independente de energia elétrica, mediante a implantação e exploração de central de geração eólica denominada EOL Barra dos Coqueiros. De acordo com a autorização, a Energen tem prazo até junho de 2012 para colocar em operação as dezessete torres aerogeradoras que terão capacidade de produzir 30MW de energia elétrica.

O investimento total do projeto, financiado pelo BNB é de R$ 135 milhões. Considerando os bons ventos que sopram em Sergipe – sem trocadilho, por favor –, outros projetos de parques eólicos estão sendo projetados, um deles pela própria Energen, em Santo Amaro das Brotas. Um segundo grupo empresarial sergipano está realizando estudos em duas outras áreas: Capela e Canindé do São Francisco.

Com a chegada da energia eólica, a matriz energética do Estado, cujo balanço é superavitário e, portanto, exportador, ganha mais uma fonte que irá se somar às outras duas: hidroeletricidade (Usina de Xingo) e biomassa (queima de bagaço de cana de açúcar). Futuramente, quem sabe, teremos agregada a essa matriz também a energia termonuclear, caso Sergipe venha a ser escolhido para sediar a Central Nuclear do Nordeste.

Por Ivan Valença

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais