Petrobras aumenta sua participação no PIB

Às vésperas do Natal, a Petrobras comprou sua primeira usina de etanol. Um mês antes, adquiriu metade de uma fábrica de biodiesel. No início deste ano, aumentou sua participação na Brasken, empresa que acaba de adquirir a Quattor e formar uma das maiores petroquímicas do mundo.

Esses são os lances mais recentes da estratégia de crescimento da Petrobras, traçada pelo governo Lula, que incluiu também compras de redes de postos de combustíveis, usinas termoelétricas e construção de pelo menos uma fábrica de fertilizantes. Com isto, a Petrobras aumentou seu peso na economia do País, com ramificações em várias áreas.

O valor do que a estatal produz e o impacto de seus investimentos e gastos na economia já representam 10% do Produto Interno Bruto, quase o dobro de 2002. Com a ajud da alta dos preços, do aumento da produção e do refino do petróleo, o valor de mercado da Petrobras cresceu dez vezes, de 18 bilhões de dólares em janeiro de 2003 par 200 bilhões de dólares, em dezembro de 2009.

Por Ivan Valença

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais