Com as ações promocionais que movimentam o comércio durante o período da Black Friday, que ocorre nesta sexta-feira, 29, o Programa Municipal de Proteção ao Consumidor realiza monitoramento de preços. O trabalho objetiva identificar eventuais condutas abusivas, além de oferecer referência de preços aos consumidores.
As pesquisas desenvolvidas desde o mês de setembro, com ênfase para os produtos mais procurados durante a campanha promocional, culminaram com o levantamento comparativo realizado nos dias 25, 26 e 27 de novembro. Foram verificadas as variações de preços nos segmentos de mobília, eletrônicos e eletrodomésticos, totalizando 86 itens consultados.
A coordenadora do Procon Aracaju, Carolinne Bongiovani, indica que houve estabilização dos preços, para a maior parte dos produtos. “De forma geral, verificamos, com base nas pesquisas, a estabilização nos preços para a maior parte dos produtos. Poucos itens, realmente, tiverem descontos, o que é uma liberalidade da empresa. Além disso, foi possível verificar, também, situações de aumento no preço para alguns itens, como por exemplo o sofá retrátil de três lugares, que em setembro custava R$ 1.143,71 e agora está sendo comercializado por R$1.170,00, em uma das lojas verificadas pela equipe”, avaliou.
Confira as pesquisas:
Eletrodomésticos
Produtos eletrônicos
Mobília
Orientações
A coordenadora do Procon Aracaju, Carolinne Bongiovani, orienta os consumidores a planejarem as suas compras, verificando os preços dos produtos de forma antecipada, para melhor avaliação das condições de compra. “Disponibilizamos as pesquisas de preços para auxiliar os consumidores nessa prática do consumo consciente e para identificar as condições que melhor atenda as suas necessidades”, salientou.
Outro ponto relevante é a observação da política de troca do estabelecimento, considerando que a troca por insatisfação pessoal não é obrigatória para o fornecedor. “Antes de comprar, é importante observar se a loja oferece essa possibilidade e quais as condições. Também é fundamental guardar a nota fiscal, para eventuais necessidades de comprovação da relação de consumo”, indicou Bongiovani.
Atendimento
Para registro de denúncias e reclamações, o consumidor pode acionar o Procon Aracaju através do SAC 151 ou do telefone fixo 79 3179-6040, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h. Também é possível fazer os registros de forma online, através da plataforma AjuInteligente, disponível no site da Prefeitura de Aracaju ou no site do Procon Aracaju .
Fonte: AAN
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