Produção de petróleo tem retração e a de gás crescimento

A produção em terra respondeu por 77% da produção (Foto: Arquivo Infonet)

Análise realizada pelo Boletim Sergipe Econômico, parceria do Núcleo de Informações Econômicas (NIE) da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES) e do Departamento de Economia da UFS, com base nos dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), mostrou que a produção de petróleo no estado, em agosto de 2017, ficou em 710,7 mil barris equivalentes de petróleo (BEP), ficando 3,9% abaixo da produção do mês imediatamente anterior, julho último. Já no comparativo anual (agosto/2016), a retração atingiu os 23,3% na produção. No acumulado do ano corrente, janeiro a agosto, a produção ficou próxima dos 5,9 milhões de bep, com retração de 23,2%, quando comparado com o mesmo período de 2016.

Do total produzido em agosto, aproximadamente 163,5 mil barris, ou 23%, foram extraídos do mar.  Em termos relativos, observou-se retração de 10%, em comparação com o mês imediatamente anterior, já na comparação com o mesmo mês do ano passado, a retração chegou aos 35%.

A produção em terra, por sua vez, respondeu por 77% da produção total, chegando aos 547,1 mil bep. No comparativo com o mês anterior (julho/2017), verificou-se retração de 2%. Quando comparado com o mesmo mês do ano passado, a retração foi muito superior, chegando aos 18,9%.

Produção de Gás

A produção de gás natural, em agosto, ficou em aproximadamente 461,3 mil bep, em termos relativos, houve crescimento de 2%, na comparação com a produção do mês imediatamente anterior, julho último. Entretanto, quando comparado com o mesmo mês de 2016, houve retração de 14,4%. Nos oito primeiros meses do ano corrente, a produção ficou próxima dos 3,3 milhões de bep, com retração de 20,3%, quando comparado com o mesmo período de 2016.

A produção em mar continuou sendo a principal fonte de produção, somando mais de 431,3 mil barris, abrangendo 93,5% do total produzido no estado. Em termos relativos, observou-se expansão de 0,8%, em comparação com o mês imediatamente anterior, já na comparação com o mesmo mês do ano passado, houve retração, chegando aos 15,3%.

Ao passo que a produção terrestre ficou próxima dos 29,9 mil barris, respondendo por 6,5% da produção do estado. No comparativo com o mês anterior (julho/2017), verificou-se elevação de 24,4%. Quando comparado com o mesmo mês do ano passado, houve leve expansão de 0,3%.

Unicom/FIES

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais